Quarta, 01 de Fevereiro de 2023 às 13:39, por: CdB
Além dos aplausos, Erundina também foi cumprimentada tanto por parlamentares da bancada do PSOL na Câmara, quanto por opositores ao partido. Erundina foi eleita para seu sétimo mandato como deputada federal, tendo recebido mais de 113 mil votos pelo Estado de São Paulo. A deputada afirma que este será seu último período no Congresso Nacional.
Por Redação - de Brasília
Figura histórica na política brasileira, a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) recebeu o aplauso do Plenário da Câmara, nesta quarta-feira, durante a cerimônia de posse dos parlamentares eleitos. A congressista paulistana toma posse aos 88 anos, sendo a deputada mais antiga a ocupar o cargo na atual legislatura, que se inicia neste ano e segue até 2027.
Na ocasião; além dos aplausos, Erundina também foi cumprimentada tanto por parlamentares da bancada do PSOL na Câmara, quanto por opositores ao partido. Erundina foi eleita para seu sétimo mandato como deputada federal, tendo recebido mais de 113 mil votos pelo Estado de São Paulo. A deputada afirma que este será seu último período no Congresso Nacional. O PSOL terá na Câmara, ainda, outros 12 representantes. O líder da bancada será o deputado federal Guilherme Boulos (SP).
Ministérios
Estarão sob o comando dele os deputados federais: Talíria Petrone (PSOL-RJ), Glauber Braga (PSOL-RJ), Chico Alencar (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Tarcísio Motta (PSOL-RJ), Henrique Vieira (PSOL-RJ), Fernanda Melchionna (PSOL-RS), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Erika Hilton (PSOL-SP), Túlio Gadêlha (Rede-PE).
Vale lembrar que dois parlamentares da federação irão se licenciar para assumir ministérios, no caso Marina Silva (Rede-SP) e Sonia Guajajara (PSOL-SP) para o Meio Ambiente e Mudança do Clima e Povos Originários, respectivamente. Em seus lugares assumem Luciene Cavalcante (PSOL-SP) e Ivan Valente (PSOL-SP).
Nesta quarta-feira, tomaram posse todos os 513 deputados eleitos em outubro de 2022.