Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Encontro do G20 é oportunidade para Lula conversar com outros presidentes

Arquivado em:
Terça, 12 de Novembro de 2024 às 19:56, por: CdB

Entre os líderes com os quais Lula deve dialogar, estão Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul; Abdel Fattah al-Sisi, do Egito; Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia; João Lourenço, presidente de Angola; e Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia.

Por Redação – de Brasília

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) tratava, nesta terça-feira, de agilizar a extensa agenda de encontros bilaterais que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá durante a Cúpula do G20. A reunião, no Rio de Janeiro, permitirá que Lula realize ao menos 13 conversas reservadas com chefes de Estado, principalmente do chamado “Sul global”, uma das frentes prioritárias da política externa brasileira.

lula-g20.jpg
Lula recebe a Presidência do G20 das mãos do dirigente indiano Narendra Modi

Entre os líderes com os quais Lula deve dialogar, estão Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul; Abdel Fattah al-Sisi, do Egito; Anwar Ibrahim, primeiro-ministro da Malásia; João Lourenço, presidente de Angola; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; e Khaled Bin Mohamed Bin Zayed, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos.

 

Diplomacia

A agenda, contudo, não se limita aos países emergentes. Estão previstos encontros com líderes de potências militares, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; da França, Emmanuel Macron; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; e os premiês japonês, Shigeru Ishiba e britânico, o trabalhista Keir Starmer. Lula também se reunirá com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, segundo levantamento da reportagem do Correio do Brasil, junto ao Itamaraty.

A programação, embora sujeita a alguns ajustes até o momento dos encontros, ainda poderá ser acrescida, posto que a diplomacia de outros países também solicitaram audiências com líder brasileiro. A participação do presidente Lula, no entanto, deverá se iniciar neste fim de semana, durante a Cúpula do G20 Social.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo