No Q3, última chance de classificação para os pilotos, durante os primeiros cinco minutos da atividade, Sainz confirmou 1min20s584, seguido por Leclerc e Verstappen com uma diferença de pouco mais de dois décimos no trio. Já no último minuto, sem necessidade nem de ajuda do companheiro espanhol, Leclerc marcou o tempo de 1m20s161 e alcançou a pole position.
Por Redação, com Ansa - de Monza, Itália
Em meio às punições de nove dos 20 pilotos do grid, o treino de classificação para o GP da Itália de Fórmula 1 definiu Charles Leclerc (Ferrari) como pole position, com o tempo de 1min20s161. É a 17ª pole da carreira do piloto nascido em Monaco, sendo a oitava neste ano. Ele agora busca a vitória correndo com torcida a favor no país-sede de sua equipe.
George Russel (Mercedes) completa a segunda fila mesmo marcando somente o sexto melhor tempo do dia, com a dupla da McLaren formada por Lando Norris e Daniel Ricciardo na sequência. Max Verstappen (Red Bull) anotou o segundo melhor tempo do Q3, mas perdeu cinco posições por trocar um componente de seu motor e larga em sétimo.
No Q3, última chance de classificação para os pilotos, durante os primeiros cinco minutos da atividade, Sainz confirmou 1min20s584, seguido por Leclerc e Verstappen com uma diferença de pouco mais de dois décimos no trio. Já no último minuto, sem necessidade nem de ajuda do companheiro espanhol, Leclerc marcou o tempo de 1m20s161 e alcançou a pole position para a festa da torcida italiana.
Os melhores tempos da sequência foram de Verstappen, Sainz, Perez e Hamilton, mas todos vão precisar cumprir punição, o que abriu espaço para George Russell no grid.
Conheça o grid de largada do GP da Itália
1º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
2º - George Russell (ING/Mercedes)
3º - Lando Norris (ING/McLaren)
4º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
5º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
6º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
7º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
8º - Nyck de Vries (HOL/Williams)
9º - Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
10º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
11º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
12º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
13º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
14º - Esteban Ocon (FRA/Alpine)
15º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
16º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
17º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
18º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
19º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
20º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
A 16ª etapa da temporada 2022 começa às 10h (de Brasília) neste domingo.