Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Donald Trump libera operação do TikTok nos EUA

Donald Trump anuncia acordo para operação do TikTok nos EUA, com controle de investidores americanos e Oracle garantindo segurança da plataforma.

Sexta, 26 de Setembro de 2025 às 12:25, por: CdB

Segundo Trump, “os investidores norte-americanos controlarão” a plataforma, e a Oracle “desempenhará um papel importante” na segurança do TikTok.

Por Redação, com ANSA – de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira que o acordo para encontrar um novo proprietário para o TikTok no país foi fechado e que a empresa recebeu o aval de seu homólogo da China, Xi Jinping.

Donald Trump libera operação do TikTok nos EUA | Oracle, Dell e Murdoch estão entre investidores norte-americanos
Oracle, Dell e Murdoch estão entre investidores norte-americanos

A informação foi divulgada após o republicano assinar uma ordem executiva que estabelece que a nova empresa americana do aplicativo de vídeos contará com o suporte da Oracle na proteção do algoritmo da versão local da plataforma.

– Tive ótima conversa com o presidente da China, Xi Jinping – afirmou o republicano, ao anunciar um entendimento para “salvar” o TikTok de uma proibição de funcionamento no território norte-americano.

Segundo Trump, “os investidores norte-americanos controlarão” a plataforma, e a Oracle “desempenhará um papel importante” na segurança do TikTok.

Expressando sua satisfação com as medidas de segurança implementadas para a plataforma, ele ainda destacou que “todas as opiniões políticas serão tratadas de maneira justa pelo algoritmo do TikTok”.

Os investidores

O republicano revelou ainda que os investidores incluem nomes como Michael Dell e Rupert Murdoch. “Estou feliz que Xi Jinping aceitou o acordo”, afirmou.

Por fim, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance explicou que a empresa que controlará as operações será avaliada em aproximadamente US$ 14 bilhões. Além disso, contou que houve resistência do lado chinês ao acordo, mas o tratado foi finalmente fechado.

Edições digital e impressa