Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Donald Trump ameaça fechar fronteira com México devido a imigração ilegal

Arquivado em:
Quinta, 18 de Outubro de 2018 às 07:35, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, disse que pode enviar militares norte-americanos para fechar a fronteira sul do país.

Por Redação, com Reuters - de Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que pode enviar militares norte-americanos para fechar a fronteira sul do país se o México não detiver grandes grupos de imigrantes da Guatemala, Honduras e El Salvador que estão se dirigindo aos EUA.
trump-6.jpg
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
– Eu preciso, nos termos mais fortes, pedir que o México interrompa esse ataque, e, se for incapaz de fazê-lo, eu chamarei as Forças Armadas dos EUA e fecharei nossa fronteira sul – escreveu Trump em publicação no Twitter.

Questionamentos sobre Trump

Uma vitória dos democratas nas eleições de novembro para a Câmara dos Deputados e o Senado dos Estados Unidos colocará quase todos os aspectos do governo do presidente Donald Trump sob escrutínio dos parlamentares, de declarações de imposto de renda jamais reveladas de Trump a possíveis laços comerciais com a Rússia e conflitos de interesse, disseram fontes do Congresso. Embora diversos inquéritos sejam esperados se os democratas conquistarem uma maioria nas eleições de 6 de novembro, a ordem e a abrangência de tais investigações só começou a emergir em conversas recentes entre líderes partidários e possíveis presidentes de comissões parlamentares. Os líderes são claros sobre o que não está em pauta: o impeachment de Trump, ao menos até a conclusão do inquérito do procurador especial Robert Mueller sobre a interferência russa nas eleições de 2016 e um possível conluio da campanha de Trump com Moscou. Mas assessores parlamentares dizem que os democratas agirão rápido para obter as declarações do IR de Trump para procurar laços comerciais com a Rússia e possíveis conflitos com o presidente, os negócios de sua família e os interesses do governo, além do possível exame da maneira como ele usa suas autorizações de segurança. Trump se recusou a divulgar suas declarações de imposto, ao contrário de presidentes norte-americanos recentes. Pesquisas mostram que os republicanos provavelmente perderão o comando da Câmara, mas podem aumentar sua maioria no Senado. Poucos assessores parlamentares e líderes falam abertamente sobre a agenda investigativa dos democratas. Maiorias democratas na Câmara ou no Senado renderiam mais dinheiro e mão de obra para investigações que podem minar a agenda de Trump, mas assessores disseram que mesmo assim os democratas buscarão alguma cooperação bipartidária, a menos que sua iniciativa pareça política demais antes das eleições presidenciais de 2020. O líder republicano no Senado, Mitch McConnell, disse em uma entrevista à agência inglesa de notícias Reuters que existe o risco de os inquéritos dos democratas “lembrarem o final dos anos 1990, quando achávamos que o impeachment de Bill Clinton era uma boa ideia politicamente e o público ficou furioso conosco e sentiu pena dele”. – Pode acabar não funcionado nada bem para eles – acrescentou.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo