O religioso, que celebrou o casamento entre Lula e a primeira-dama Janja, foi internado em novembro de 2024 no Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
Por Redação, com CartaCapital – de Brasília
Morreu na terça-feira aos 93 anos o bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo Bernardino. Angélico era conhecido por sua amizade com o presidente Lula (PT) e por sua atuação enfrentando a ditadura militar.

O religioso, que celebrou o casamento entre Lula e a primeira-dama Janja, foi internado em novembro de 2024 no Hospital Santa Catarina, em São Paulo (SP), para tratamento de uma osteomielite no fêmur, um tipo de infecção óssea. Ele estava sob cuidados domiciliares na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, Região Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo.
“Unimo-nos em oração a todos os que partilham deste momento de luto, especialmente aos familiares, amigos e fiéis que caminharam com ele ao longo de sua vida e ministério”, disse a diocese de Blumenau em nota.
Presidente Lula
O presidente Lula também lamentou a morte de Dom Angélico e prestou solidariedade aos fiéis que acompanharam sua trajetória. “Guardo as lembranças do grande amigo que fez da ternura e da bondade os princípios que guiaram sua vida. ‘Amai-vos e não armai-vos’ era sua lição para todos nós”, disse em nota.
No dia 5 de abril o presidente e a primeira-dama Janja realizaram uma visita ao bispo. “Dom Angélico esteve comigo nos momentos mais preciosos de minha vida, nos casamentos dos meus filhos, batizados dos meus netos e meu casamento com Janja”, completou o presidente.