A obra, que era o único documentário na disputa da principal premiação, conta a história da fotógrafa norte-americana Nan Goldin e documenta a sua luta contra a família Sacler, proprietária da indústria farmacêutica Purdue Pharma, considerada a "responsável" pela epidemia de opioides nos Estados Unidos.
Por Redação, com Ansa - de Veneza, Itália
O documentário norte-americano ‘All the Beauty and the Bloodshed’, da diretora Laura Poitras, conquistou o Leão de Ouro, premiação máxima da 79ª edição do Festival de Cinema de Veneza, neste sábado. A obra, que era o único documentário na disputa da principal premiação, conta a história da fotógrafa norte-americana Nan Goldin e documenta a sua luta contra a família Sacler, proprietária da indústria farmacêutica Purdue Pharma, considerada a "responsável" pela epidemia de opioides nos Estados Unidos.
Já o diretor italiano Luca Guadagnino conquistou o Leão de Prata, o prêmio de melhor diretor, do festival pelo longa "Bones and All".
O Grande Prêmio do Júri foi para o longa "Saint Omer", da diretora Alice Diop.
Prêmio Especial
A 'Coppa Volpi', o prêmio de melhor ator do evento, foi entregue para Colin Farrell por sua atuação como Pádraic Súilleabháin em ‘The Banshees of Inisherin’, do diretor Martin McDonagh. Entre as mulheres, a premiação foi entregue para Cate Blanchett, por seu papel como a protagonista Lydia Tár em ‘TÁR’, de Todd Field.
O filme de McDonagh também ganhou o prêmio de Melhor Roteiro do júri.
Já o Prêmio Especial do Júri, presidido por Julianne Moore, foi entregue para o longa ‘No Bears’, do diretor iraniano Jafar Panahi - que está preso em seu país natal desde o início de julho. Ao ser anunciado, o público no Palazzo del Cinema aplaudiu de pé por longos minutos a nomeação.
Demais prêmios
O filme ‘Jang-E Jahani Sevom - World War III’, de Houman Seyedi, foi o grande vencedor da premiação da seleção ‘Horizontes’. A atriz Vera Gemma conquistou o prêmio de melhor atuação por seu papel em ‘Vera’, de Tizza Covi e Rainer Frimmel.
Já o Leão do Futuro - Prêmio Luigi De Laurentiis, entregue pelo júri presidido por Michelangelo Frammartino, foi dado para a obra ‘Saint Omer’, da diretora Alice Diop. O longa ‘Nezouh’, de Soudade Kaadan, recebeu o prêmio do público Armani Beauty.
O Prêmio Marcello Mastroianni, dado a uma jovem atriz, foi para Taylor Russell, por sua atuação no longa ‘Bones and All’, do diretor italiano Luca Guadagnino.