Rio de Janeiro, 21 de Novembro de 2024

Documentário comunista e tortura no cinema

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Terça, 17 de Outubro de 2023 às 10:34, por: CdB

O crítico Celso Marconi transforma limitações em análises de filmes como “La vie est à Nous”, destacando sua excelência em crítica cinematográfica.


Por Celso Marconi – de Brasília


O nosso maior crítico de cinema fez da sua dor, de não poder mais sair de casa, de ver mal a princípio, e depois quase sem enxergar, nestes dias, uma nova característica de resistir na crítica. Ou seja, ele passou a criticar muito bem o que podia ver nas plataformas on-line em casa, e fez disso uma qualidade que não se encontra nos jornais hoje. Leiam só, e compreendam a excelência, dois textos que Celso Marconi publicou no Vermelho em 2021.




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Filme "A vida é nossa"

Um documentário comunista de 1936


O importante da plataforma Making Off é que com ela temos oportunidade de ver por exemplo o filme A vida é nossa (La Vie est à Nous), que foi produzido em 1936 claramente como um documentário de propaganda para uma eleição que ocorreu naquele ano na França, com a política de Frente Ampla.


É um filme de uma hora de duração, e a produção foi organizada pelo PCF – Partido Comunista Francês, mas a verdade é que a organização coube a uma grande equipe de cineastas ligados ao Partido, como Henri Cartier-Bresson (que se transformou no fotógrafo mais famoso talvez no mundo), Jacques Becker e Jean Renoir. Este foi escolhido para coordenar a realização do filme.


O que me parece mais interessante vendo esse filme militante é observar como o cinema era importante nesse ano para a política e para um Partido que não estava no Governo, mas tinha ligações com o país socialista dessa época, a União Soviética. Em seu conjunto de cenas, onde as marchas e reuniões aparecem quase sempre, as presenças de Lenin e de Stalin aparecem em duas cenas isoladas com todo destaque. Mas quanto ao aspecto cinematográfico, sente-se que Jean Renoir teve autonomia para montar a produção. É uma obra que tem dimensão plástica, tem continuidade e uma narrativa autônoma e inclusive com beleza estética.


La Vie est à Nous nos chega através da Making Off, e para mostrar a importância dessa forma nova de exibição de filmes, é bastante lembrar que se trata de uma obra que não foi apresentada à censura, portanto, nunca foi exibida em cinemas comerciais, mas somente em salas ligadas à organização partidária. Se hoje houvesse setores educativos com espírito de conscientização, ele seria aproveitado como peça fundamental para debate. Tanto como cinema, quanto como expressão didática.


Há um trabalho longo de análise desse filme escrito por franceses num guia de filmes existente no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.



A Tortura e Patricio Guzmán


A plataforma Making Off tem uma importância extraordinária, pois traz por exemplo o primeiro filme realizado pelo cineasta chileno Patricio Guzmán, o curta-metragem Apuntes sobre la tortura y otras formas de dialogo. O filme tem 14 minutos de duração e foi realizado em 1968, quando ele começou sua carreira no Chile e tem toda uma astúcia na apresentação do tema, porque leva a questão não só a toda a América Latina, mas também questiona o Comandante e outras figuras de Cuba como o próprio Guevara. É assim um começo totalmente aberto, sem temer enfrentar questões da própria esquerda política da qual sempre participou.


Patricio Guzmán teve uma carreira cinematográfica sempre ligada à sua terra, o Chile, e mesmo depois que saiu de lá em 1973, quando Pinochet deu um golpe e assumiu a ditadura, foi inclusive para Cuba, mas terminou indo morar na França, onde vive até hoje. Ele tem uma dezena de filmes, todos ligados a seu país.


Mas esse curta me levou a pensar como existem filmes abordando as mais diversas questões sociais e humanas. Parece que hoje em dia os filmes estão mais esquecidos dessas questões. Entretanto, pelo tanto de filmes que existem, as pessoas poderiam ter uma outra visão de mundo, se realmente assistissem a pelo menos um décimo deles. Basta ver, por exemplo, que em 64 uma ação principal dos ditadores foi tentar impedir que os filmes com visão crítica fossem produzidos. O mesmo acontece hoje com este governo no Brasil de um senhor da extrema direita.


Penso que essa forma de divulgação de filmes, através de plataformas on-line, ajuda à divulgação de todo tipo de filme, e por isso a grande importância delas. Mesmo uma plataforma oficialíssima como a Netflix, aqui e ali, traz obras mais abertas e críticas, e assim importantes para influenciar na formação cultural dos espectadores.


Todo mundo sabe que cinema não é a maior diversão, e os filmes só servem para isso quando são inteiramente alienados. Mas esses são feitos assim em função de um caminho que é buscado pelos filósofos do pensamento racista ou mesmo desumano.


 

Celso Marconi, aos 93 anos, é o crítico de cinema mais longevo em atividade no mundo. Referência para os estudantes do Recife na ditadura e para o cinema Super-8.


As opiniões aqui expostas não representam necessariamente a opinião do Correio do Brasil




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