Ricardo Cardozo é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2003. Foi defensor público por seis anos, juiz titular da 246ª Zona Eleitoral.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Com 99 votos dos 185 desembargadores do Tribunal Pleno, o atual corregedor-geral da Justiça, Ricardo Rodrigues Cardozo, foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) para o biênio 2023/2024, nesta segunda-feira.
O magistrado ocupará o lugar do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira a partir de fevereiro do próximo ano.
Tribunal de Justiça do Rio
Ricardo Cardozo é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2003. Foi defensor público por seis anos, juiz titular da 246ª Zona Eleitoral e coordenador regional eleitoral das áreas de Campo Grande e Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de 1996 a 2003. Além disso, presidiu a Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq), entre 2015 e 2016, e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), no período de 2017 a 2018.
O magistrado concorreu ao cargo com os desembargadores Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco e Edson Aguiar de Vasconcelos.
Na mesma votação, o desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio foi eleito corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Foram escolhidos, também, Caetano Ernesto da Fonseca Costa, Suely Lopes Magalhães e José Carlos Maldonado de Carvalho como vice-presidentes do tribunal.