Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Defensoria do Rio promove curso voltado para população das comunidades

Arquivado em:
Quarta, 10 de Maio de 2023 às 13:09, por: CdB

Promovido pelo Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria (Nuth) em parceria com universidades do Rio, o curso é destinado a moradoras e moradores de favela e ocupações que têm o interesse de dialogar sobre seus direitos.


Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro


A Defensoria Pública vai promover a partir do próximo sábado o curso "Favela, história e direitos: memória, cidade e resistências", com o objetivo de debater o acesso à moradia no Rio de Janeiro. A aula inaugural, na sede da Defensoria, no centro da cidade, começa às 9 horas. Ao todo, serão seis aulas, com duração de 3 horas cada, que acontecerão durante os meses de maio e junho. 




favelas-1.jpeg
Curso "Favela, história e direitos: memória, cidade e resistências" tem o objetivo de debater o acesso à moradia no Rio

Promovido pelo Núcleo de Terra e Habitação da Defensoria (Nuth) em parceria com universidades do Rio, o curso é destinado a moradoras e moradores de favela e ocupações que têm o interesse de dialogar sobre seus direitos, suas vivências nesses locais, bem como debater sobre democracia, história, segurança e acesso aos espaços públicos e de lazer na cidade. 


As aulas serão ministradas por professoras e professores das faculdades parceiras ou com atuação nas lutas comunitárias: INCT Proprietas; Laboratório de Estudos Urbanos e Sócio-Ambientais (PUC-Rio); Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (Uerj) e dos projetos de Extensão Vozes da Luta e Procura na Periferia (Uerj), com apoio do GT de História Urbana da Associação Nacional de História - RJ (Anpuh).


– A ideia é promover uma oportunidade para que moradores possam falar e refletir sobre a longa história de negação de direitos por um lado, e de luta, resistência e criação das formas de mobilização coletiva por outro. Além disso, o debate será guiado por recortes de raça, gênero e classe – explicou a coordenadora do Nuth, Viviane Tardelli. 


As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira pelo e-mail vozesdaluta.uerj@gmail.com. No e-mail, a(o) interessada(o) deve enviar o nome completo, a foto de um documento de identidade; informar o local onde mora ou a instituição a qual pertence; além de uma breve justificativa sobre o motivo pelo qual deseja fazer o curso.



Veja aqui a programação completa das aulas


13/5 - Aula 1 - Memória e lutas urbanas I: Origem da favela – raça, classe e cidade (Mario Brum)


20/5- Aula 2 – Memória e lutas urbanas II: tolerância precária, o direito à cidade e ao ambiente (Rafael Soares Gonçalves)


27/5 - Aula 3 – Memória e Favelas I: Cidadania, Segurança e direitos humanos (Mauro Amoroso/Gizele Martins)


3/6 - Aula 4 - Memória e favelas II: Gênero e questão racial (Gabrielle Abreu / Marcia Bastos)


17/6 - Aula 5 – Memória e favelas III: Ditadura, democracia e o lugar da favela na cidade (Lucas Pedretti/Leandro de Castro Benício)


24/6- Aula 6 - Visita Técnica na Favela da Providência (Cosme Felippsen)



Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo