Rio de Janeiro, 08 de Dezembro de 2025

Daycoval projeta alta de 0,20% no PCA de novembro

O Banco Daycoval prevê uma alta de 0,20% no IPCA de novembro, impulsionada por serviços e atenuada por deflação em alimentos. Descubra mais.

Segunda, 08 de Dezembro de 2025 às 16:29, por: CdB

A análise antecipa a leitura do DPEc, do Banco Daycoval, sobre os principais vetores do índice com referência ao mês passado.

Por Redação – de Brasília

O IPCA de novembro deve subir 0,20% com alta em serviços sendo atenuada pela deflação em alimentos e bens industriais

Daycoval projeta alta de 0,20% no PCA de novembro | PCA de novembro deve avançar 0,20%, estima Daycoval
PCA de novembro deve avançar 0,20%, estima Daycoval

A análise abaixo antecipa a leitura do DPEc, do Banco Daycoval, sobre os principais vetores do índice com referência ao mês passado. Confira os destaques:

O IPCA de novembro, que será divulgado na quarta-feira (10/12), deve apresentar alta de 0,20% com pressão em serviços sendo, principalmente, puxada pela forte alta em passagens áreas. 

As quedas de preços dos alimentos e bens industriais, refletindo os descontos da Black Friday, devem atenuar a alta da inflação no mês.

⁠Nossa projeção atualizada para a inflação ao final deste ano é de 4,5%, com viés de baixa. Além disso, este IPCA não altera nossa expectativa de que a taxa Selic permaneça em 15% até o fim deste ano. 

⁠Nesta leitura, será importante observar a evolução dos itens mais sensíveis ao ciclo econômico, como os intensivos em trabalho que ainda devem permanecer em patamar elevado.

Inflação de serviços

O núcleo da inflação de serviços (serviços subjacentes), embora mostre desaceleração na comparação anual, ainda deve constituir desafio para o banco central. 

Os preços administrados devem ter alta puxados por energia elétrica e planos de saúde, porém estes efeitos devem ser contrabalanceados pela deflação em gasolina.

 

Edições digital e impressa