Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Criminosos bloqueiam vias no Rio após megaoperação

Bandidos provocam caos no Rio de Janeiro com bloqueios e incêndios em resposta a operação contra o Comando Vermelho. Saiba mais sobre os impactos na cidade.

Terça, 28 de Outubro de 2025 às 15:01, por: CdB

Bandidos ordenaram bloqueios na Grajaú-Jacarepaguá, Linha Amarela e outros pontos.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Criminosos bloquearam e incendiaram vias do Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira em retaliação à megaoperação das forças de segurança contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade. A pista lateral da Avenida Brasil foi interditada, às 14h20, na altura de Barros Filho.

Criminosos bloqueiam vias no Rio após megaoperação | Linha Amarela foi bloqueada em ação de bandidos
Linha Amarela foi bloqueada em ação de bandidos

Na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que liga as zonas Norte e Sudoeste, uma carreta e um ônibus foram usados como barricadas, obrigando motoristas a retornar na contramão por volta das 13h. Cerca de 30 minutos depois, um trecho da Rua Dias da Cruz, no Méier, também foi interditado por obstáculos colocados por criminosos.

De acordo com a Rio Ônibus, coletivos foram utilizados como barricadas em diversos pontos da cidade, incluindo Anchieta, Méier, Avenida Brasil, Linha Amarela, Cidade de Deus, Chapadão, Engenho da Rainha, Alemão e Penha. Mais de 100 linhas tiveram o itinerário desviado.

Na Linha Amarela, criminosos atearam fogo nas barricadas nas proximidades do pedágio, intensificando o caos no trânsito. A via expressa chegou a ser reaberta, mas acabou interditada por PMs novamente. Mais cedo, durante a operação, bandidos lançaram bombas com drones contra agentes que atuavam nas comunidades.

A ofensiva policial, que faz parte da Operação Contenção, mobilizou 2.500 agentes para cumprir 100 mandados de prisão. Pela manhã, traficantes foram vistos fugindo em fila indiana pela parte alta do Alemão — uma cena que remete à ocupação policial de 2010.

Impactos na cidade:

Mais de 100 linhas de ônibus desviadas

28 escolas municipais fechadas no Alemão

17 escolas sem funcionamento na Penha

Cinco clínicas de Saúde suspenderam atendimento

Comércio paralisado em vias como Itararé e Nova Brasília

Oito linhas de BRT também tiveram seus serviços interrompidos. São elas:

Transcarioca

42 – Manaceia x Galeão (Parador)
46 – Penha x Alvorada (Expresso)

Transbrasil:

80 – Gentileza x Penha
60 – Gentileza x Deodoro
90 – Gentileza x Fundão
Esp – Gentileza x Galeão

Conexão BRT:

67 – Campo Grande x Deodoro
68 – Bangu x Deodoro

Edições digital e impressa