Esta é a primeira vez que o Leão do Pici e o Leão da Ilha decidem o título da competição. O Fortaleza briga pelo bicampeonato (após a conquista de 2019), enquanto o Sport busca o tetracampeonato (depois de triunfarem em 1994, 2000 e 2014).
Por Redação, com ABr - de Brasília
O Sport arrancou um empate de 1 a 1 com o Fortaleza, na noite de quinta-feira na Arena Pernambuco, na partida de ida da grande decisão da Copa do Nordeste.
Esta é a primeira vez que o Leão do Pici e o Leão da Ilha decidem o título da competição. O Fortaleza briga pelo bicampeonato (após a conquista de 2019), enquanto o Sport busca o tetracampeonato (depois de triunfarem em 1994, 2000 e 2014).
Em uma partida muito disputada, a equipe cearense abriu o placar apenas aos 39 minutos do segundo tempo, quando Juninho Capixaba avançou pela esquerda, tabelou com Moisés e encontrou Zé Welison na entrada da área. O volante dominou e soltou uma pancada para marcar um golaço.
O triunfo do Fortaleza
E quando tudo parecia caminhar para o triunfo do Fortaleza, o Sport conseguiu deixar tudo igual aos 46 minutos, quando o atacante Bill aproveitou bola levantada na área para marcar de cabeça.
Agora, Fortaleza e Sport voltam a se enfrentar no próximo domingo, no Castelão a partir das 18h30 (horário de Brasília), para decidirem quem fica com o título da Copa do Nordeste.
Nacho do Galo e Canesin do Cruzeiro projetam final única
Que sirva de exemplo. Os favoritos Flamengo e Palmeiras largaram bem atrás nas finais do Campeonato Carioca e do Campeonato Paulista. O Rubro-Negro perdeu para o Fluminense por 2 a 0, enquanto o Verdão foi derrotado pelo São Paulo por 3 a 1. Só que os dois ainda podem virar na segunda partida. No Campeonato Mineiro, essa chance não existe.
Atlético e Cruzeiro se enfrentam neste sábado, às 16h30 (horário de Brasilia), no Mineirão, em final com partida única. Se o atual campeão brasileiro vacilar, não vai ter volta. Bicampeão estadual, o Galo precisa mostrar sua força, mesmo sabendo que seu maior rival não vai facilitar. Nacho Fernández não pensa em favoritismo.
– É um clássico e, nos clássicos, o favoritismo às vezes fica um pouco de lado. E também é uma final. Sabemos que temos um ótimo plantel, confiamos muito no nosso elenco, no que estamos fazendo e tomara que possamos vencer, mas sempre com muita humildade, trabalhando, porque sabemos que temos um rival duro pela frente – disse o meio-campista durante coletiva na quinta-feira.
Atlético e Cruzeiro já se enfrentaram nesta edição do Estadual na primeira fase. Vitória do Galo, de virada, com um gol nos acréscimos e a Raposa reclamando da arbitragem. Fernando Canesin, um dos destaques do confronto, demonstra confiança para a final.
– A expectativa é grande. É uma final de extrema importância para o Cruzeiro. Estamos convencidos de que vamos fazer um grande jogo. A gente vai continuar fazendo o que vem sendo trabalhado no dia a dia. Sabemos que o Atlético é uma grande equipe, mas sabemos também do nosso potencial, das nossas possibilidades que temos para ganhar – afirmou o meio-campista da Raposa.
O Cruzeiro não disputa uma final de Campeonato Mineiro desde 2019, quando foi campeão em cima do próprio Atlético.