Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Conheça as 5 melhores escolas do mundo para estudar negócios

Renomado ranking internacional desenvolvido por jornal britânico avalia cada ano quais as instituições que oferecem os melhores programas de negócios.

Segunda, 03 de Maio de 2021 às 09:37, por: CdB

Renomado ranking internacional desenvolvido por jornal britânico avalia cada ano quais as instituições que oferecem os melhores programas de negócios.

O ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times, considerado a “bíblia” do jornalismo econômico, é um dos mais respeitados do mundo. 

correiodobrasil-foto-2.jpg
Alunos do mundo inteiro têm acesso à educação de forma remota

A classificação leva em conta múltiplos fatores na hora de definir quais as melhores escolas de negócios. Nesse sentido, os critérios variam entre a excelência do histórico acadêmico, exigência e tradição de ensino, diversidade de professores e atualidade dos temas desenvolvidos.

Pela relevância internacional do ranking, as instituições escolhidas são as mais procuradas pelos estudantes interessados em se destacar no mercado de trabalho e as mais respeitadas pelas maiores empresas em todo o mundo.   

Confira abaixo as cinco primeiras colocadas no ranking. 

1. IESE (Instituto de Estudios Superiores de la Empresa) 

A escola de educação executiva IESE Business School ficou por sexta vez em primeiro lugar como melhor instituição no ranking internacional criado todos os anos pelo Financial Times.

O IESE foi fundado em 1958 como uma iniciativa da Prelatura do Opus Dei, uma organização católica romana cujo objetivo principal é ajudar homens e mulheres comuns a encontrar a santidade em todas as esferas da vida. 

Se bem o IESE é tecnicamente a escola de pós-graduação em Administração de Empresas da Universidade de Navarra, as sedes do instituto espanhol estão localizadas em Barcelona e Madri, além de contar com educação à distância e representação internacional em Nova Iorque, Munique e São Paulo. 

Os programas de pós-graduação do IESE são conduzidos em inglês e em espanhol, idiomas que costumam ser avaliados no processo de admissão dos candidatos.  

Por esse motivo, antes de se candidatar a uma vaga no instituto, é recomendável fazer um curso intensivo em alguma escola de espanhol em barcelona para aperfeiçoar o conhecimento na língua e alcançar a proficiência em menos tempo, já que aprender espanhol barcelona é um fator facilitador e até mesmo decisivo no ingresso de estudantes internacionais.

Além disso, os cursos espanhol barcelona ajudam a acrescentar muito valor ao currículo e também geram um enorme desenvolvimento pessoal, já que permitem o contato com outra cultura e manter a mente aberta à diversidade. Para mais informações, acesse o site https://www.expanish.com/pt/escola-barcelona//.

2. HEC Paris (École des hautes études commerciales de Paris)

A HEC Paris foi fundada em 1881 e desde então foi ganhando reconhecimento internacional até ser considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo – e a mais prestigiada da França – operando com um forte senso de comunidade e comprometimento com a diversidade, além de uma alta reputação acadêmica, com uma linha bem exigente quanto à aprendizagem.

As formações são diversas e com enfoques muito variados, como marketing, finanças, sustentabilidade e direito. Além disso, a instituição também oferece aulas intensivas de francês, cursos online, aulas particulares e cursos preparatórios de verão. 

3. ESSEC Business School (École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales)

A ESSEC foi fundada em Paris em 1907 pelos jesuítas do Instituto Católico de Paris, e está classificada – junto com a HEC Paris – como uma das principais escolas de negócios da França.

Desde 1975, a ESSEC oferece uma ampla gama de cursos gerais e especializados voltados para a área de negócios em todas as etapas do aprendizado.

4. IMD (International Institute for Management Development)

O campus da IMD está localizado na cidade de Laussane, na Suiça. A escola foi fundada em 1990 a partir da fusão de dois centros independentes de educação executiva (IMI e IMEDE), e foi acumulando prestígio, força e influência até se tornar uma das escolas de educação executiva mais importantes do mundo. 

A IMD possui uma abordagem pedagógica diferenciada, com um corpo docente multidisciplinar de 50 membros de 22 países com muita experiência no setor de negócios, orientado a despertar nos alunos a paixão pela liderança e a motivação por causar impactos positivos. A IMD busca pioneirismo quando o assunto é sustentabilidade.

5. Harvard Business School

Quem se pensa em universidade de excelência o primeiro nome que vem à cabeça é Harvard. A instituição formou oito presidentes dos Estados Unidos e mais de 70 ganhadores do prêmio Nobel. 

A prestigiosa universidade lançou, em 1908, sua escola de negócios, a Harvard Business School, que no começo fazia parte da Faculdade de Humanidades, mas finalmente recebeu o status de independente em 1913.  

O objetivo da instituição é fazer com que os formandos conquistem carreiras de sucesso e sejam reconhecidos pelo mercado. O resultado se reflete nos altos percentuais de contratação de seus alunos após a conclusão dos estudos.  

Por que estudar negócios em uma instituição internacional?

Com o mundo dos negócios cada vez mais disputado, a educação executiva é uma estratégia fundamental de avanço empresarial e um passo valioso para se diferenciar do mercado e conseguir empregos de alto nível. 

Nesse sentido, as escolas de negócios proporcionam o ambiente fértil para a combinação de ideias e o desenvolvimento de competências. Os programas de pós-graduação em negócios estão projetados para complementar a formação universitária, desenvolvendo habilidades de gerenciamento para ajudar estudantes e profissionais a conseguir oportunidades gratificantes e lucrativas nas suas futuras carreiras de negócios.

Apesar de que o investimento é volumoso e os estudantes devem ficar entre um ano e meio e dois anos afastados do mercado de trabalho, os programas de pós-graduação em negócios conseguem proporcionar experiência internacional e facilitar a criação de vínculos para estabelecer uma rede de contatos coesa e próxima que abre as portas para numerosas oportunidades. 

Dependendo da instituição escolhida, os programas de pós-graduação voltados para as áreas de negócios possuem opções de especializações em diversas áreas como gestão, finanças, empreendedorismo, tecnologia, recursos humanos, ou marketing. 

Em todos os casos predomina a mesma metodologia: o aluno deve assistir às aulas, participar das práticas e ir bem nas avaliações. No decorrer do curso, também são consideradas para a composição da média certas habilidades como a resiliência, empatia e capacidade de comunicação (conversação, escritura e leitura), frequentemente denominadas soft skills.

Para concorrer a uma vaga para fazer um programa de negócios em algumas das melhores escolas de negócios, como as mencionadas nesse artigo, é necessário contar com um diploma de licenciatura e experiência profissional pós-universitária em funções de gerenciamento. A classificação da classe e os prêmios acadêmicos também são fatores levados em consideração, e uma carta de recomendação é desejável. 

Edições digital e impressa