A nova frota da coleta seletiva desempenhará um papel fundamental na implementação do Projeto Selo Azul, uma certificação oferecida pela companhia a condomínios que aderirem ao serviço da Comlurb.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes apresentou, na sexta-feira, no Parque do Flamengo, a nova frota da Comlurb dedicada aos serviços de coleta seletiva e remoção gratuita. Essa renovação inclui um número maior de veículos, mais modernos e com foco na segurança dos garis.
Na coleta seletiva, por exemplo, a companhia vai dobrar sua capacidade, passando de duas mil toneladas/mês para quatro mil toneladas/mês. As aquisições estão alinhadas com as recentes exigências da prefeitura, que visam aprimorar a eficiência e produtividade dos serviços.
– Temos feito um esforço enorme para aumentar a frota da Comlurb, quase quadruplicamos o número de veículos desde o início do governo. Isso significa melhor capina e limpeza das ruas. Temos ainda o disque entulho, que a pessoa pode ligar e pedir que a Comlurb faz a remoção gratuita. Estamos também viabilizando veículos somente para a limpeza dos túneis e aumentando a frota de coleta seletiva – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A nova frota da coleta seletiva desempenhará um papel fundamental na implementação do Projeto Selo Azul, uma certificação oferecida pela companhia a condomínios que aderirem ao serviço da Comlurb e que foi lançado em outubro. A colaboração da população na separação de materiais recicláveis em casa e na entrega à coleta seletiva da Comlurb é fundamental para impulsionar o processo de reciclagem.
Coleta seletiva
Na coleta seletiva, serão incorporados 13 novos caminhões e três veículos do tipo gaiola, todos equipados com alarmes de ré e faróis de serviço, que aumentam a segurança durante o trabalho, inclusive noturno. Já para a remoção gratuita de entulho, galhadas e bens inservíveis, serviço que conta com aceitação de 93% da população, serão 20 novos veículos. Além disso, a Comlurb está investindo em três equipamentos do tipo lava-jato, que possuem jateadeira de pressão para uma limpeza hidráulica mais eficaz dos túneis da cidade e de retirada de pichações.
– Estamos mais que dobrando nossa capacidade de coleta seletiva, saindo de 1,5 tonelada para quase quatro toneladas diariamente. Nessa nova frota, são 13 caminhões para fazer a coleta seletiva, três caminhões do tipo gaiola e 20 novos veículos basculantes para fazer a remoção gratuita, um serviço que já é sucesso na cidade. Temos ainda uma novidade, que são três caminhões jateadeiras para a limpeza dos túneis da cidade – disse o presidente da Comlurb, Flavio Lopes.
Os novos veículos da coleta seletiva, com capacidade de 8m³, apresentam um design inovador, com ênfase na sustentabilidade, e contam com diversos recursos de segurança, como o lifter, dispositivo que facilita o basculamento de contêineres plásticos. Além disso, possuem câmeras de ré para aprimorar a segurança dos trabalhadores.
Ainda na linha da coleta seletiva, os veículos do tipo gaiola, com capacidade total de 18m³, estão equipados com braços hidráulicos para facilitar o içamento de materiais mais pesados, como bens inservíveis e big bags.
Os caminhões basculantes, com capacidade de 7m³, serão exclusivos para o serviço de remoção gratuita e vão garantir mais ganhos em produtividade, com aumento diário da capacidade de atendimento das solicitações de remoção gratuita de entulho e bens inservíveis, feitas pelo WhatsApp da Central de Atendimento 1746 da Prefeitura, no número 3460-1746.