Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Comissão Europeia prevê abertura de corredor marítimo de ajuda para Gaza

Arquivado em:
Sexta, 08 de Março de 2024 às 11:53, por: CdB

Os comentários de Ursula von der Leyen foram feitos um dia depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou planos para que militares dos EUA construíssem um porto temporário na costa mediterrânea de Gaza.


Por Redação, com Reuters - de Bruxelas


A chefe da Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que um corredor marítimio de ajuda poderia começar a operar entre Chipre e Gaza neste fim de semana, como parte da aceleração dos esforços ocidentais para aliviar a crise humanitária no enclave palestino devastado pela guerra.




ajudagazaeua.jpg
UE prevê abertura de corredor marítimo de ajuda para Gaza

Os comentários de Ursula von der Leyen foram feitos um dia depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou planos para que militares dos EUA construíssem um porto temporário na costa mediterrânea de Gaza, em meio a alertas da ONU sobre a fome entre os 2,3 milhões de habitantes do pequeno território.


As negociações sobre um possível cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas, agora em seu quinto mês, permaneciam em um impasse no Cairo, enquanto o escritório de direitos humanos da ONU pediu a Israel que não estendesse sua ofensiva militar para a cidade fronteiriça de Rafah, dizendo que isso causaria uma nova "perda maciça de vidas".



Emirados Árabes Unidos


A presidente da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, disse que um teste piloto de ajuda alimentar coletada por um grupo de caridade e apoiada pelos Emirados Árabes Unidos poderia estar deixando o Chipre já na sexta-feira.


– Estamos lançando esse corredor marítimo do Chipre juntos, a União Europeia, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos – afirmou ela após uma visita a instalações em Larnaca, no Chipre.


– Estamos agora muito perto de abrir esse corredor, esperamos que seja neste sábado e domingo, e estou muito feliz em ver que um piloto inicial será lançado hoje.


Ela não deu detalhes sobre onde a ajuda seria entregue em Gaza e não fez referência ao anúncio de Biden, feito durante seu discurso sobre o Estado da União ao Congresso na quinta-feira, de que os militares dos EUA construiriam um "píer temporário" na costa de Gaza para receber navios que transportam alimentos, água e medicamentos.


Autoridades norte-americanas disseram que a construção dessa instalação pode levar semanas, portanto, isso não ofereceria solução imediata para os níveis crescentes de fome. A ONU diz que a abertura de rotas terrestres deve continuar sendo a prioridade.


– Não haverá botas norte-americanas no solo – disse Biden, que não indicou onde o "píer" planejado poderia estar localizado.


Em reação ao discurso de Biden, uma autoridade sênior do governo israelense disse na sexta-feira: "Israel e os Estados Unidos estão coordenando o fornecimento de ajuda humanitária pela rota marítima. Será habilitado sujeito a autorização de segurança".




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo