Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Chineses desenvolvem chip de visão mais potente para veículos autônomos

Arquivado em:
Domingo, 02 de Junho de 2024 às 13:38, por: CdB

Segundo a equipe liderada pelo professor Shi Luping do Centro de Pesquisa em Computação Inspirada no Cérebro da universidade, o chip, chamado Tianmouc, introduz uma nova abordagem computacional que imita o sistema visual humano.

Por Redação, com Xinhua – de Pequim

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tsinghuaem, na China, desenvolveu um chip mais potente, efetivo e com baixo consumo de energia. Trata-se do primeiro chip de visão do mundo inspirado no cérebro humano, relata o jornal chinês South China Morning Post (SCMP), em reportagem publicada neste domingo.

chip-visao.jpg
O novo chip será utilizado em veículos autônomos e no sistema de defesa

Segundo a equipe liderada pelo professor Shi Luping do Centro de Pesquisa em Computação Inspirada no Cérebro da universidade, o chip, chamado Tianmouc, introduz uma nova abordagem computacional que imita o sistema visual humano, processando informações visuais em dois caminhos distintos: um em cognição e outro em resposta rápida.

 

Defesa

Os pesquisadores destacaram no estudo publicado na revista científica Nature, com a participação do professor Zhao Rong, que o Tianmouc reduz o fluxo de dados em 90% em relação aos chips tradicionais; além de ter baixo consumo de energia. Assim, o chip tem uma capacidade de processamento recorde, atingindo até 10 mil fotogramas por segundo, e pode operar com uma faixa dinâmica de 130 decibéis.

A inovação representa um avanço significativo no campo da visão computacional, podendo ter aplicações em veículos não tripulados e sistemas de defesa, em que a capacidade de responder rapidamente a eventos extremos é crucial, cita o SCMP.

O chip já foi testado em um Chevrolet em condições extremas de estrada, demonstrando baixa latência e alto desempenho em raciocínio de tempo real, indica o comunicado da equipe. Ela também já desenvolveu software e algoritmos específicos que aproveitam os recursos do Tianmouc.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo