Segundo a Shengshu, o Vidu pode criar vídeos realistas de 16 segundos em alta definição a partir de um texto. O lançamento da nova ferramenta é um grande avanço no campo da IA e teve grande repercussão na China.
Por Redação, com CartaCapital - de Pequim
A China apresentou no sábado o Vidu, um equivalente à ferramenta norte-americana de inteligência artificial Sora, capaz de criar vídeos realistas apenas com a digitação de um texto.
O Sora, apresentando nos Estados Unidos em fevereiro, é uma ferramenta da OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT e o gerador de imagens DALL-E.
O lançamento da nova ferramenta é um grande avanço no campo da IA e teve grande repercussão na China.
Segundo a Shengshu, empresa fundada no ano passado em Pequim, o Vidu pode criar vídeos realistas de 16 segundos em alta definição a partir de um texto.
“Desde o lançamento do Sora, Vidu é o primeiro modelo de vídeo com este desempenho no mundo”, afirmou a Shengshu. À agência francesa de notícias AFP não conseguiu verificar as afirmações com fontes independentes.
Muito realistas
A empresa publicou um vídeo com imagens muito realistas criadas por IA.
Segundo o site da companhia, a equipe da Shengshu inclui engenheiros dos gigantes digitais chineses ByteDance (proprietário do TikTok), Tencent, Baidu e Alibaba, assim como da renomada Universidade Tsinghua.