O chefe do comitê organizador da Olimpíada Tóquio 2020 não descartou nesta terça-feira um cancelamento de última hora do evento, que começa na próxima sexta.Toshiro Muto disse que se manterá atento ao número de infecções.
Por Redação, com Reuters - de Tóquio/Londres
O chefe do comitê organizador da Olimpíada Tóquio 2020 não descartou nesta terça-feira um cancelamento de última hora do evento, que começa na próxima sexta.
Indagado em entrevista coletiva se os Jogos ainda podem ser cancelados em meio à alta nos casos de ocvid-19, Toshiro Muto disse que se manterá atento ao número de infecções pelo novo coronavírus e manterá discussões com os organizadores se necessário.
OMS
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em uma mensagem sobre a Olimpíada de Tóquio no Twitter nesta terça-feira que a covid-19 pode ser derrotada se todos fizerem sua parte.
– Feliz por estar no Japão para falar com o Comitê Olímpico Internacional – afirmou Tedros em seu tuíte. “Cheguei com uma mensagem simples, mas urgente: podemos derrotar a covid-19, mas apenas se todos fizerem sua parte." “Que a Olimpíada de Tóquio 2020 seja uma fonte de esperança e unidade para alcançarmos igualdade de vacina e encerrarmos a pandemia.”
O presidente do COI, Thomas Bach, havia dito que Tedros estaria em Tóquio nesta quarta-feira para dar um discurso aos membros do COI.
A OMS aconselhou os organizadores japoneses e o COI sobre medidas de saúde a serem tomadas pelos participantes e nos locais de competição durante o evento de 23 de julho a 8 de agosto.
No começo deste mês, Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS sobre covid-19, disse a repórteres que estava pedindo que os organizadores tomassem precauções para conter a disseminação do coronavírus.