O Claude ainda não pode ser usado no Brasil: o site do chatbot informa que atende um número limitado de regiões até o momento, enquanto a página do aplicativo na App Store exibe um aviso para informar que o software não está disponível no país.
Por Redação, com Canaltech – de Nova York
O segmento de chatbots de IA no celular ficou mais concorrido: a Anthropic lançou um aplicativo do Claude para iOS na quarta-feira. A ferramenta é gratuita, sincroniza o histórico de conversas entre dispositivos e permite enviar prompts com textos e imagens pelo iPhone.
O aplicativo é abastecido pelo modelo de IA Claude 3, o mais recente da empresa, lançado em março deste ano, e usa a variação Sonnet, que promete resultados melhores do que o GPT-3.5 (usado na versão gratuita do ChatGPT) e o Gemini 1.0 Pro (da versão gratuita do Gemini). Inicialmente, a ferramenta está disponível apenas para iOS, sem previsão de lançamento para Android.
O Claude foi lançado em 2023 e se destacou por ser um chatbot de IA “politicamente correto”: a plataforma tem uma série de filtros contra assuntos considerados obscenos ou impróprios para o ambiente de trabalho e, por conta disso, se tornou uma alternativa interessante para empresas, tanto para uso interno em pesquisas como no atendimento a clientes.
Startup responsável pela ferramenta, a Anthropic já recebeu investimentos bilionários de Big Techs como Amazon e Google.
Brasil de fora
O Claude ainda não pode ser usado no Brasil: o site do chatbot informa que atende um número limitado de regiões até o momento, enquanto a página do aplicativo na App Store exibe um aviso para informar que o software não está disponível no país.
O Canaltech entrou em contato com a Anthropic em busca de informações sobre a chegada da IA ao país, mas ainda não obteve retorno, a matéria será atualizada com uma eventual resposta da startup.
IA nos celulares
Os chatbots de IA ganham cada vez mais espaço no mercado de celulares: além do “novato” Claude, o Google lançou um aplicativo nativo do Gemini para Android no começo do ano, capaz de substituir o Google Assistente, e o ChatGPT já possui versões para Android e iOS desde o ano passado.
A expectativa também é alta para a movimentação da Apple no segmento neste ano, o CEO Tim Cook já confirmou a chegada de uma IA generativa da Maçã em 2024 e a empresa também negocia com a OpenAI para integrar o ChatGPT ao sistema. Além disso, existem rumores de que o Android permitirá escolher um assistente de IA padrão no celular.