São Paulo lidera o ranking, com 546 bloqueios, seguido do Rio de Janeiro, com 439, e da Bahia, com 203. Números correspondem ao período de 1º a 5 de março.
Por Redação, com ACS – de Brasília
O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, registrou 2.469 alertas de bloqueio de aparelhos roubados, furtados ou perdidos durante o carnaval. O Estado de São Paulo (SP) liderou o ranking, seguido do Rio de Janeiro (RJ) e da Bahia (BA). Já o Acre (AC) foi a unidade federativa com o menor número de bloqueios, com apenas um caso.

Do dia 1º a 5, o número de alertas manteve uma média acima de 490 registros diários, com o pico na quarta-feira, quando 519 celulares foram bloqueados por meio do sistema.
1º de março: 472 bloqueios
2 de março: 504 bloqueios
3 de março: 483 bloqueios
4 de março: 491 bloqueios
5 de março: 519 bloqueios
São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberam grande número de foliões durante o evento e concentraram a maior parte dos bloqueios.
São Paulo: 546 bloqueios
Rio de Janeiro: 439 bloqueios
Bahia: 203 bloqueios
Como funciona?
O Celular Seguro permite que qualquer cidadão cadastre seu aparelho e, em caso de roubo ou furto, emite um alerta que bloqueia o dispositivo e serviços vinculados, como aplicativos bancários. A iniciativa tem sido um recurso fundamental para reduzir o uso indevido de celulares por criminosos.
Para utilizar o serviço, basta acessar o site ou baixar o aplicativo oficial, disponível para Android e iOS.
Passo a passo:
Baixe o aplicativo no Google Play (Android) ou na App Store (iOS);
Faça login com sua conta Gov.br (caso não tenha, crie uma rapidamente no site do Governo Federal);
Aceite os termos de uso e conheça as instituições participantes;
Cadastre seus dispositivos e defina Pessoas de Confiança para ajudarem no bloqueio, se necessário; e
Em caso de roubo, furto ou perda, emita o alerta pelo site do Celular Seguro ou acione a Pessoa de Confiança para que ela faça o alerta. Nesse momento, é preciso escolher o tipo de bloqueio desejado.