Criado em 2022, o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas busca promover, apoiar e difundir a documentação e valorização das culturas populares brasileiras.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Farol do Brasil no Rio, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP-Iphan) realiza nessa chegada da Primavera uma programação incrível. No dia 27 de setembro de 2025, a partir das 11h, será inaugurada a exposição das fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas – 2ª edição (2024). Às 12h30, o público poderá saborear o tradicional Caruru de Cosme e Damião, preparado pelo Acarajé da Cátia, que será vendido em frente à entrada lateral do CNFCP. A exposição tem parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS).

Também ocorrerá uma visita com alguns dos fotógrafos premiados e uma roda de conversa.
Entre os fotógrafos premiados estão Ypituna Pankaru (primeiro lugar na categoria individual) e Wenny Mirielle (primeiro lugar na categoria série fotográfica). Elas conversam com o público sobre o assunto com os fotógrafos Francisco Moreira da Costa,no CNFCP-IPHAN desde 1999, e Ratão Diniz.
Programão para o dia inteiro, que conta também com uma homenagem à Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) e o lançamento do perfil do museu no Google Arts. O salão da Biblioteca Amadeu Amaral abre as portar para receber o público e celebrar os 30 anos da Acamufec.
No próximo domingo, a partir das 14h, o programa é a pé, na rua. Trata-se da nova edição do Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade. Conduzido pelo grafiteiro Airá Ocrespo e pelos integrantes do Projeto Roteiros Geográficos do Rio, o passeio urbano convida a enxergar a cidade como extensão do museu: um espaço vivo, atravessado por memórias coletivas, grafites, murais e intervenções que expressam as transformações sociais e culturais do nosso tempo. A participação é gratuita, mas é necessário garantir a participação pelo Sympla.
A caminhada terá início no grafite criado por Airá Ocrespo, Marcelo Ment e ACME, integrante da exposição de longa duração “Os objetos e suas narrativas”, no Museu de Folclore Edison Carneiro, e seguirá por pontos emblemáticos do Catete, Glória e Lapa.
O Roteiro de Arte Urbana busca valorizar a arte urbana como expressão legítima da cultura popular, promovendo diálogo entre artistas, pesquisadores, moradores e visitantes da cidade, além de estimular as possibilidades de ações e reflexões do museu para além dos seus espaços de visitação.
O Prêmio
Criado em 2022, o Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas busca promover, apoiar e difundir a documentação e valorização das culturas populares brasileiras, reconhecendo a diversidade cultural do país.

Em sua segunda edição, em 2024, a iniciativa recebeu 254 fotografias individuais e 401 séries fotográficas, avaliadas por uma Comissão Especial de Seleção a partir de critérios como criatividade, originalidade, composição, qualidade artística, consistência do contexto etnográfico e contribuição para o campo das culturas populares.
Os trabalhos premiados foram:
Categoria Fotografia Individual
Primeiro lugar: Semente ancestral, força encantada Pankararu – Ypituna Pankaru
Segundo lugar: Ecos ancestrais – Memórias sonoras de um povo – Aurea Carolyne
Terceiro lugar: Oxum, a rainha da água doce – Mauricio Fonseca dos Santos
Menções honrosas: Carlos Pereira Nunes Filho; Gabriel Passos Pinheiro; Jorge Monicci
Categoria Série Fotográfica
Primeiro lugar: Canjerê dos Pretos Velhos na Jurema Sagrada de Pernambuco – Wenny Mirielle Batista Misael (Uenni)
Segundo lugar: Lamparinas do Fogaréu – Fernão Capelo de Amorim Rocha
Terceiro lugar: As caretas do mingau – Matheus Leite Ferreira
Menções honrosas: John Lucas Pereira Cruz; Leandro Pellizzoni; Luciano Santos Dayrell
Todas as informações podem ser acessadas pelo site www.cnfcp.gov.br
Serviço:
CNFCP/Iphan – Rua do Catete, 179, Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 27 de setembro, a partir das 11h
Exposição: Fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas – 2ª edição (2024)
Galeria do Terceiro Andar do Museu de Folclore Edison Carneiro
Caruru de Cosme e Damião
Lançamento do Museu de Folclore Edison Carneiro no Google Arts
Dia: 28 de setembro, a partir das 14h
Roteiro de Arte Urbana – Ver a Rua, Ser a Cidade. Conduzido pelo grafiteiro Airá Ocrespo e pelos integrantes do Projeto Roteiros Geográficos do Rio. Inscrições pelo Sympla.
Ponto de encontro: Museu de Folclore Edison Carneiro
Realização: CNFCP/Iphan e Acamufec
Parceria: Instituto Moreira Salles