Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Carros elétricos da Stellantis têm bateria mais leve e potente

Descubra como a Stellantis está revolucionando os carros elétricos com o Intelligent Battery Integrated System, que oferece baterias mais leves, potentes e de carregamento rápido.

Sábado, 20 de Setembro de 2025 às 13:44, por: CdB

O Intelligent Battery Integrated System (Ibis) foi desenvolvido em parceria com a subsidiária da Total Energies Saft. O equipamento é um dos primeiros do gênero e proporciona economia de peso e espaço.

Por Redação, com Reuters – de Londres

A Stellantis passou a testar, a partir desta sábado, um protótipo de carro elétrico com uma bateria que pode ser recarregada mais rapidamente e que também é mais leve e econômica. O dispositivo elimina a necessidade de um inversor e carregador separados.

Carros elétricos da Stellantis têm bateria mais leve e potente | Os carros da Stellantis passam a usar baterias mais eficazes
Os carros da Stellantis passam a usar baterias mais eficazes

O Intelligent Battery Integrated System (Ibis) foi desenvolvido em parceria com a subsidiária da Total Energies Saft. O equipamento é um dos primeiros do gênero e proporciona economia de peso e espaço; além de facilitar a manutenção, disse Stellantis.

O novo sistema é 10% mais eficiente do que um carro elétrico com bateria do mesmo tamanho e reduz o tempo de carregamento em uma hora. A falta de modelos econômicos e o tempo de carregamento lento têm sido uma barreira para a aceitação mais ampla dos veículos elétricos pelo público.

 

Inversor

A Porsche também está trabalhando no conceito de um “inversor modular de vários níveis” que integra vários componentes elétricos separados em uma única unidade. A nova bateria IBIS está sendo submetida a testes de estrada em um Peugeot e-3008.

“Esse marco representa um grande avanço na eletrificação de aplicações de energia móveis e estacionárias”, disse Stellantis em comunicado à imprensa. De acordo com a montadora franco-italiana-americana, essa tecnologia poderá ser integrada em seus veículos de produção até o final da década.

Os carros elétricos atuais usam um inversor para converter a corrente contínua da bateria em corrente alternada para movimentar o motor elétrico.No modo de carregamento, a corrente alternada da rede elétrica é convertida em corrente contínua para a bateria.

A Stellantis disse que no sistema IBIS essas funções são integradas diretamente na bateria usando controle eletrônico por meio de 200transistores, reduzindo o peso do veículo em 40 quilos, liberando espaço e reduzindo o tempo de carregamento em 15%.

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