Segunda, 25 de Fevereiro de 2019 às 11:11, por: CdB
Quase 9 mil ônibus foram programados por 41 empresas para atender a demanda, a partir desta quinta. A sexta feira deverá ter 44 mil embarques.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
Mais de 500 mil passageiros passarão pela Rodoviária do Rio de Janeiro durante o carnaval, que começa no próximo sábado. A estimativa é da concessionária que administra o terminal. Pesquisa da Rio Hotéis aponta que 74% dos 50 mil leitos da cidade já estão reservados para o maior feriado prolongado do ano na cidade.
Quase 9 mil ônibus foram programados por 41 empresas para atender a demanda, a partir desta quinta. A sexta feira deverá ter 44 mil embarques.
De acordo com a assessora de imprensa da concessionária, Beatriz Lima, os destinos mais procurados são as cidades da Região dos Lagos, região serrana e da Costa Verde do Estado do Rio, além de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Esses três Estados respondem pelo maior número de desembarques de turistas que devem passar o feriado no Rio.
Um grande evento de carnaval gratuito para recepcionar os passageiros está sendo preparado pela Rodoviária do Rio, em parceria com a Associação dos Concessionários do Terminal (Ascotran), e empresas. Entre 27 de fevereiro e 1º de março, o grupo Choro Pintado tocará samba e chorinho no embarque superior, enquanto Rodriguinho Barcelos e Priscilla Borges ensinarão passos de dança para o público.
Preservativos e folhetos ao público
Ações sociais não foram esquecidas pela concessionária. A Secretaria Municipal de Saúde fará campanha no próximo dia 26 contra o HIV e Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs - com distribuição de preservativos e folhetos ao público.
O grupo de ajuda Alcoólicos Anônimos (AA) vai alertar os viajantes sobre os malefícios do uso abusivo de bebidas alcoólicas entre 28 de fevereiro e 6 de março.
Já a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) fará distribuição de pulseiras de identificação para os menores de idade, dentro da ação de esclarecimento aos pais sobre desaparecimento de crianças na época carnavalesca.
Ocupação hoteleira
A Hotéis Rio, representante da hotelaria do Rio de Janeiro, informou que a ocupação média para o carnaval no Rio já supera os 74%, registrando um crescimento de 11% em relação ao ano passado.
O centro da cidade responde pela preferência dos turistas, com 70%. Em seguida, aparecem os bairros de Botafogo/Flamengo com 76%, Ipanema/Leblon com 76%, Copacabana/Leme 75% e São Conrado/Barra 69%.