A campanha é realizada sempre aos sábados, desde março do ano passado, e tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação em casa dos materiais potencialmente recicláveis.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
A Comlurb prossegue, neste sábado, com a campanha de incentivo à coleta seletiva. Desta vez a ação será realizada na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, das 8h às 13h.
O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que usam a música e a dança em campanhas de conscientização, participa da ação.
A campanha é realizada sempre aos sábados, desde março do ano passado, e tem como objetivo principal aumentar a participação da população na separação em casa dos materiais potencialmente recicláveis, além de reforçar os roteiros da coleta seletiva. A ação de incentivo já esteve em 31 pontos de grande visibilidade, em todas as regiões da cidade.
Durante a campanha são distribuídos panfletos informativos, e técnicos da área tiram dúvidas e orientam a população. Atualmente, o serviço de coleta seletiva da Comlurb atende a 122 bairros do Rio. Todo o material coletado é entregue para as 28 cooperativas de catadores, que fazem a separação e comercializam os produtos. O lixo reciclável garante, assim, trabalho e renda para os cooperativados e suas famílias. Atualmente, o recolhimento porta a porta é feito uma vez por semana, em dias alternados ao da coleta domiciliar. A população pode se informar sobre o dia e horário da coleta em cada rua no site da Companhia.
Para que a cadeia da reciclagem obtenha êxito cada vez maior é fundamental que os moradores participem desse processo, promovendo a separação do lixo em suas residências. Sem a participação da população, o serviço de coleta seletiva se torna improdutivo e caro.
Limpeza no Canal de São Fernando
A Fundação Rio-Águas concluiu os trabalho de limpeza e desassoreamento do Canal de São Fernando, em Santa Cruz, na Zona Oeste. O rio, antes coberto por vegetação, ressurgiu para moradores com os trabalhos. Os serviços retiraram 15.870 toneladas de material do fundo do rio para prevenir enchentes e alagamentos, que representam mais de 1,3 mil caminhões basculantes cheios de resíduos. A ação foi realizada entre a Rodovia Rio-Santos e a Avenida João XXIII, tendo sido beneficiados 2 km de canal.
– Os serviços contemplaram toda a extensão do Canal de São Fernando, o que há anos não era realizado. É um trabalho importante para conservar o canal e melhorar o escoamento da água da chuva na região – destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
O subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba, também apontou a importância dos trabalhos para a localidade.
– Essa intervenção foi importantíssima para os moradores da região que sofriam com constantes alagamentos por causa do transbordamento do rio. Vale lembrar para que a população que não jogue lixo nos rios. Assim, evita-se esse tipo de transtorno e maiores acidentes.