Rio de Janeiro, 20 de Janeiro de 2026

Buscas por embarcação desaparecida em Maricá chegam ao quarto dia

A Marinha e a FAB seguem as buscas pela embarcação Funelli, desaparecida em Maricá. Seis pessoas estavam a bordo. Saiba mais sobre a operação.

Terça, 20 de Janeiro de 2026 às 14:17, por: CdB

Marinha e FAB já percorreram cerca de 23 mil km² ao sul de Ponta Negra; barco perdeu contato na última sexta-feira.

Por Redação, com Agenda do  Poder – do Rio de Janeiro

A Marinha do Brasil segue, nesta terça-feira, pelo quarto dia consecutivo, com as buscas pela embarcação ‘Funelli’, que está desaparecida desde a última sexta nas proximidades da Ponta Negra, em Maricá, na Região Metropolitana. Seis pessoas estavam a bordo.

Buscas por embarcação desaparecida em Maricá chegam ao quarto dia | Embarcação ‘Funelli’ está desaparecida desde a última sexta-feira
Embarcação ‘Funelli’ está desaparecida desde a última sexta-feira

A operação de Busca e Salvamento (SAR) é coordenada pelo Comando do 1º Distrito Naval e abrange uma extensa área marítima ao sul de Maricá. O ponto inicial considerado foi o último contato feito pela embarcação, a cerca de 15 quilômetros da costa.

Estavam a bordo:

Nilton de Jesus Silva, de 66 anos;

Raimundo Nonato Costa dos Santos Filho, de 45 anos;

Sirlenildo da Silva, de 39 anos;

Raimundo Nonato do Nascimento, de 65 anos;

Juarez Serejo da Silva, de 33 anos;

O sexto foi identificado apenas como Raimundo.

Para definir a área de buscas, é utilizado um sistema de cálculo de deriva, que leva em conta dados de correntes marítimas e dos ventos que atuam na região. Até o momento, aproximadamente 23 mil quilômetros quadrados já foram percorridos.

Na operação, estão sendo empregados o Aviso de Patrulha Marlim, o Navio-Patrulha Gurupi, o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Projeções do deslocamento

Segundo o capitão de corveta Harger, a área de buscas é constantemente atualizada com base nas projeções do deslocamento provável da embarcação.

– A área de buscas é definida através de um aplicativo de cálculo de deriva, que é a área para onde as correntes marítimas e os ventos provavelmente estão levando essa embarcação – disse.

A Marinha do Brasil reforça que informações da população podem ajudar nos trabalhos. Comunicações podem ser feitas pelo telefone 185, destinado a emergências marítimas e fluviais, ou pelos números (21) 2104-6119 e (21) 97515-7895, do Comando do 1º Distrito Naval.

Edições digital e impressa