A vitória do Fogão, aliada às combinações de resultado da rodada, garantiram 19 pontos somados e deixou para trás Flamengo e Bahia, que empataram com Athletico-PR e Criciúma, respectivamente. O próximo confronto ocorrerá na quarta-feira, contra o próprio Athletico, no Estádio Nilton Santos.
Por Redação – de Vitória
O Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 e assumiu a liderança do Brasileirão, em jogo neste domingo, pela nona rodada do campeonato.
Cuiabano e Júnior Santos marcaram para a equipe alvinegra, enquanto Gustavo Nunes garantiu um gol para o time porto-alegrense, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Devido às últimas enchentes no Estado gaúcho, os gremistas não puderam jogar em casa.
A vitória do Fogão, aliada às combinações de resultado desta rodada, garantiu 19 pontos somados e deixou para trás Flamengo e Bahia, que empataram com Athletico-PR e Criciúma, respectivamente. O próximo confronto ocorrerá na quarta-feira, contra o Athletico, no Estádio Nilton Santos.
A partida
O primeiro gol no Espírito Santo ocorreu aos nove minutos. Marlon Freitas recebeu no meio-campo, girou, e achou Cuiabano pela esquerda. O lateral avançou sozinho contra Caíque e tocou no canto, sem chances para o arqueiro gaúcho. O Glorioso teve mais chances para ampliar o marcador ainda no primeiro tempo, controlou boa parte das ações, mas acabou sendo punido no contra-ataque. Luiz Henrique perdeu bola no meio, o Grêmio arrancou em velocidade e Gustavo Nunes, aos 21 minutos, deixou o placar empatado.
A equipe gaúcha terminou em alta a primeira parte do confronto. Bem encaixado taticamente, o time de Renato Portaluppi não permitiu o característico jogo vertical do Botafogo, que, por sua vez, se viu desconfortável.
Na volta para a etapa final, o Botafogo retomou o ritmo de jogo e conseguiu mostrar seu futebol com apoio de uma dupla de peso no ataque: a contratação do ano e o artilheiro. Luiz Henrique recebeu no meio, fez boa jogada e achou lindo passe para Júnior Santos, de contrato renovado, tocar na saída de Caíque e marcar seu 18º gol na temporada.
Ao retomar a liderança do marcador, no entanto, o time carioca foi pressionado ao máximo. No primeiro lance, Júnior Santos tirou em cima da linha, com John já batido, e depois o próprio goleiro fez grande defesa em cabeçada do meia Cristaldo. Os lances foram muito comemorados.
Artur Jorge aproveitou o momento para promover o retorno do meia Eduardo, afastado por lesão muscular desde o início de maio. Ele entrou para povoar a zoa de meio-campo, mas pouco foi acionado. O papel de recomposição defensiva foi o ponto alto de sua entrada.
O Grêmio ficou em cima nos últimos minutos, rondou a área alvinegra e deu alguns espaços para contra-ataque, que não foram aproveitados pelo Glorioso. Ainda assim, foi confirmada mais uma vitória na competição e a liderança.
Ficha técnica
Grêmio 1 x 2 Botafogo
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Data e hora: 16/6 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Felipe Alan Costa e Fernanda Nândrea Gomes
Gols: Gustavo Nunes 21’/1ºT (GRE)/ Cuiabano 9’/1ºT e Júnior Santos 11’/2ºT (BOT)
Cartões amarelos: Gustavo Nunes (GRE); Gregore, Yarlen e Damián Suárez (BOT)
GRÊMIO: Caíque; Fábio, Pedro Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Carballo (Edenílson), Dodi e Cristaldo (Nathan); Pavón (Galdino), JP Galvão (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Portaluppi.
BOTAFOGO: John; Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Eduardo); Óscar Romero (Diego Hernández), Luiz Henrique (Danilo Barbosa) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.