Rio de Janeiro, 12 de Dezembro de 2024

Bilionário, dono de império conservador, sofre derrota na sucessão

Arquivado em:
Terça, 10 de Dezembro de 2024 às 19:07, por: CdB

A disputa sobre o fundo não envolve questões financeiras, mas sim o controle do maior império de mídia conservador do mundo, que inclui a Fox News, o diário econômico nova-iorquino The Wall Street Journal, e o tabloide The New York Post.

Por Redação, com Bloomberg – de Nova York, NY-EUA

O comissário Edmund J. Gorman Jr., do Estado norte-americano de Nevada, emitiu, nesta terça-feira, uma decisão contra a tentativa do bilionário Rupert Murdoch de alterar o fundo fiduciário de sua família, com o objetivo de garantir o controle exclusivo de seu filho mais velho, Lachlan, sobre o império de mídia da família. Segundo o diário norte-americano The New York Times (NYT), a decisão conclui que a tentativa de modificação do fundo foi feita de “má-fé”.

rupert-murdoch.jpg
O bilionário Rupert Murdoch quer deixar seu legado apenas para o filho mais velho

Gorman Jr. considerou o movimento uma “farsa cuidadosamente elaborada”, com a intenção de consolidar o poder de Lachlan sobre o canal ultraconservador norte-americano de TV Fox News, entre outras empresas do império, independentemente dos impactos sobre os outros beneficiários do fundo.

 

Embate

A disputa sobre o fundo não envolve questões financeiras, mas sim o controle do maior império de mídia conservador do mundo, que inclui a Fox News, o diário econômico nova-iorquino The Wall Street Journal, e o tabloide The New York Post; além de jornais e emissoras internacionais. Murdoch, com 93 anos, sempre teve a intenção de legar esse império aos filhos, mas, em 2019, deixou claro que queria que Lachlan assumisse a liderança após sua morte.

A estrutura do fundo familiar, no entanto, impôs um desafio, pois outros filhos, como James e Elisabeth, possuem opiniões políticas menos alinhadas ao conservadorismo de Murdoch e Lachlan.

Esse embate judicial expôs discussões internas da família, expostas na série ‘Succession’ da HBO, que mostrou a luta pelo controle de um império de mídia.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo