O local passou por reparos e adequações para melhor atendimento ao público. Já o Espaço de Leitura Moacyr Teixeira foi criado na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz. Em breve estarão em funcionamento as bibliotecas Machado de Assis, em Botafogo, e Marques Rebelo, na Tijuca.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Para incentivar a leitura na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura está abrindo e reinaugurando bibliotecas em vários pontos do Rio. Uma que foi devolvida à população neste mês leva o nome de Cecília Meireles e fica na Lona Cultural Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá. O local passou por reparos e adequações para melhor atendimento ao público. Já o Espaço de Leitura Moacyr Teixeira foi criado na Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz. Em breve estarão em funcionamento as bibliotecas Machado de Assis, em Botafogo, e Marques Rebelo, na Tijuca. O trabalho de recuperação desses espaços é feito pela Gerência de Livro e Leitura da secretaria. No caso da Biblioteca Cecília Meireles, há uma área externa para o público, com funcionamento das 10h às 17h, inclusive nos fins de semana, com empréstimo de livros, setor para leitura e atividades artísticas, culturais e de letramento. Também está programada para breve a inauguração do Espaço de Leitura Alfredo Machado, na Sala Baden Powell, em Copacabana. O local terá delivery de livros via aplicativo, com entregadores de bike. O serviço, gratuito, poderá ser usado por moradores de Copacabana, Ipanema, Leblon e Leme. O nome é em homenagem ao centenário do criador da Editora Record, que forneceu 1,2 mil títulos à biblioteca.Naves do Conhecimento
A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), por meio das Naves do Conhecimento, está com inscrições abertas para mais de três mil vagas em diversos cursos gratuitos nas áreas de tecnologia e empreendedorismo.
Oficinas e palestras também estão disponíveis na programação oferecida para o mês de janeiro. As atividades serão realizadas no formato presencial e têm como objetivo capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho em um setor que cresce dia a dia.
De olho nas novas tendências do mercado, as Naves do Conhecimento atuam como polos de capacitação e inclusão na área de tecnologia e inovação disponibilizando para a população conteúdos voltados para quem pretende alavancar a carreira profissional.
Desde janeiro deste ano, as Naves já ofereceram gratuitamente 1.272 cursos/oficinas e teve 17.072 alunos aprovados nessas atividades.
Entre os temas oferecidos pelas Naves estão: Marketing Digital, Excel para iniciantes, Excel para o dia a dia, Excel para o ambiente empresarial, Lógica da Programação em Python, Informática Básica Sênior, Digitação em Prática, Introdução a Robótica com Arduíno para Crianças, Mercado de Trabalho e Tecnologia: Contabilidade, Conhecendo o NFT, Robótica Sustentável, Edição de Áudio, Code Club (Scratch), dentre outros.
Para ter acesso ao cronograma completo das atividades e fazer a inscrição, basta acessar o site: www.navedoconhecimento.rio