Os ‘empréstimos azuis’, um termo cunhado pela IFC, destinam-se a investimentos em transporte sustentável, turismo verde e energia marinha renovável, entre outros campos.
Por Redação, com Prensa Latina – de Montevidéu
A primeira balsa totalmente elétrica navegará nas águas do Rio da Prata, para conectar Uruguai e Argentina. A Buquebus, o Banco Santander do Uruguai e a Corporação Financeira Internacional (IFC, parte do Grupo Banco Mundial), selaram o que é descrito no protocolo publicado neste domingo, como a primeira operação azul do mundo para o transporte marítimo de passageiros.
Os ‘empréstimos azuis’, um termo cunhado pela IFC, destinam-se a investimentos em transporte sustentável, turismo verde e energia marinha renovável, entre outros campos. Com um investimento de US$ 170 milhões, a balsa ‘China Zorrilla’ fará a rota Colônia-Buenos Aires a partir de outubro de 2025.
Austrália
Isso exigirá a construção de duas estações de recarga elétrica nos portos que a Buquebus opera em Puerto Madero e Colônia de Sacramento. A embarcação está sendo construída em um estaleiro na Austrália.
A assinatura do acordo contou com a presença dos candidatos à Presidência do Uruguai Yamandú Orsi, Andrés Ojeda, Pablo Mieres e Guido Manini.