O Rio de Janeiro entrou em estado de alerta nesta quinta-feira devido ao surto de sarampo.
Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro entrou em estado de alerta nesta quinta-feira devido ao surto de sarampo no Estado vizinho de São Paulo. Além de informar a população, a medida divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde prevê ações como reforço da vacinação em postos de saúde Fluminenses.
Panfletos com detalhes sobre os sintomas da doença e a importância da imunização para previnir a contaminação estão sendo distribuídos em terminais de transportes públicos e aeroportos do Estado.
Casos
O Rio de Janeiro registrou, neste ano, 13 casos de sarampo. No ano passado, o Estado conseguiu atingir uma cobertura vacinal de 95% da população-alvo que inclui pessoas de um ano até 49 anos de idade.
– A ação faz parte da recomendação do Ministério da Saúde e estamos colocando em prática. A indicação é fazer a administração da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de 1 ano de idade e adultos até 49 anos que não estão em dia com a vacina. Para aqueles que têm dúvida se receberam ou não a dose, a indicação é pela imunização – explicou o médico Alexandre Chieppe, da Secretaria Estadual de Saúde.