Uma das propostas mais notáveis é a criação de uma brigada de alfabetização , uma iniciativa que visa avançar no processo educativo que já foi implementado em vários países da região. O objetivo não é apenas melhorar a alfabetização básica, mas também ampliar o ensino de inglês e espanhol.
Por Redação, com TeleSur – de Caracas
No dia seguinte à posse do presidente Nicolás Maduro, na capital venezuelana, teve início neste sábado o Festival Mundial Antifascista. Durante o Conselho de Movimentos Sociais da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), Carlos Ron, presidente do Instituto Simón Bolívar pela Paz e Solidariedade entre os Povos, apresentou propostas que buscam promover o desenvolvimento social e educacional na região. As manifestações ocorrerem no âmbito do festival, um encontro que destaca a importância da unidade e da colaboração entre os povos, apoiado pelo governo Maduro.
Uma das propostas mais notáveis é a criação de uma brigada de alfabetização , uma iniciativa que visa avançar no processo educativo que já foi implementado em vários países da região. O objetivo não é apenas melhorar a alfabetização básica, mas também ampliar o ensino de inglês e espanhol, duas línguas fundamentais no atual contexto global. Para a realização desta brigada espera-se a colaboração de outras organizações que possam se somar aos esforços.
A participação de diversas entidades enriquecerá o projeto e permitirá que mais pessoas beneficiem desta educação. A alfabetização é uma ferramenta fundamental para capacitar as comunidades e promover o desenvolvimento sustentável. Outra proposta apresentada foi a criação de uma brigada de reflorestamento, focada no repovoamento de áreas que sofreram desmatamento.
Biodiversidade
A brigada não apenas contribui para o meio ambiente, mas procura restaurar ecossistemas e melhorar a qualidade de vida nas comunidades afetadas. O reflorestamento é essencial para combater as alterações climáticas e proteger a biodiversidade. Além disso, foi proposta a formação de uma brigada de organização médica. O grupo será responsável por realizar campanhas de vacinação nas comunidades, utilizando voluntários preparados pela Aliança Bolivariana. A saúde é um direito fundamental e a brigada procura garantir que todos tenham acesso aos tratamentos e cuidados médicos necessários.
Juntas, tais iniciativas refletem um forte compromisso com a educação, o ambiente e a saúde das comunidades, na região. A colaboração entre diversas organizações e movimentos sociais é essencial para alcançar estes objetivos, promovendo assim uma integração mais forte e um desenvolvimento equitativo em todas as áreas.
Grande Festival
Internacional Antifascista
Sob o lema: ‘Por um mundo novo’, o festival acontece no Centro de Convenções La Carlota, em Caracas, Venezuela, e conta com a participação de 2 mil convidados nacionais e internacionais de 125 países, entre eles líderes, jovens, trabalhadores e camponeses, para debater ações coletivas diante da imposição de políticas neoliberais contrárias à soberania do povo.
Além das reuniões da ALBA, como parte do evento, seus protagonistas assistiram à posse do presidente Nicolás Maduro no dia anterior. A Avenida Universidad de Caracas acolheu neste sábado uma Caravana Motorizada Antifascista em defesa da paz soberana, como parte da celebração, apoio e endosso ao presidente venezuelano.