De acordo com o relatório, foram 951,3 mil reclamações registradas no primeiro trimestre deste ano. Ainda que o número de queixas apresentadas ao serviço de atendimento ao consumidor da Anatel seja alto, houve uma redução de 6,5% em relação ao mesmo período de 2021.
Por Redação, com Tecnoblog - de Brasília
Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou um relatório que mede a insatisfação de consumidores em relação a operadoras de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura e prestadoras de serviços de internet banda larga fixa. O documento, referente ao primeiro semestre de 2022, revela que foram registradas quase 1 milhão de reclamações contra empresas desses setores. De acordo com o relatório, foram 951,3 mil reclamações registradas no primeiro trimestre deste ano. Ainda que o número de queixas apresentadas ao serviço de atendimento ao consumidor da Anatel seja alto, houve uma redução de 6,5% em relação ao mesmo período de 2021.Quantidade de queixas mensais
O Índice de Reclamações, ou IR, é uma métrica calculada pela Agência com base na quantidade de queixas mensais das prestadoras de serviços a cada mil acessos. Esse número caiu de 0,55, registrado no primeiro semestre de 2021, para 0,51 neste primeiro semestre de 2022. Conforme explicou a Anatel no documento, esse mais recente resultado trimestral "retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de 4 milhões de queixas registradas em 2015". Segundo a Agência, a redução foi interrompida durante os primeiros anos de pandemia de covid-19.Confira o ranking de reclamações registradas na Anatel no primeiro semestre de 2022:
Celular pós-pago: 360.068 Banda larga fixa: 240.098 Celular pré-pago: 143.739 Telefonia fixa: 135.271 TV por assinatura: 65.887 Outros serviços: 6.250Como visto acima, os serviços referentes ao celular pós-pago é o líder em queixas de consumidores, marcando um IR de 0,59. No segundo lugar, está a banda larga fixa, com um IR ainda mais alto, de 0,81.
Caso você deseje realizar uma reclamação contra alguma prestadora desses serviços listados, as queixas podem ser feitas 100% online por meio desta página no site da Anatel. Há também um passo a passo durante o processo que auxilia o consumidor a completar a reclamação.