A Alibaba não disse quais recursos pretende oferecer nem compartilhou uma previsão de lançamento. No entanto, a empresa teria dito que o desenvolvimento de um chatbot de IA ocorre desde 2017.
Por Redação, com Canaltech - de Brasília
A gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba trabalha em uma solução de inteligência artificial para concorrer com o ChatGPT. A confirmação foi feita à rede de notícias CNBC, que trouxe mais detalhes sobre a iniciativa.
A Alibaba não disse quais recursos pretende oferecer nem compartilhou uma previsão de lançamento. No entanto, a empresa teria dito que o desenvolvimento de um chatbot de IA ocorre desde 2017. O momento atual é de finalização dos testes internos para a distribuição prévia ao público.
É provável que a tecnologia seja incorporada aos serviços da empresa de alguma maneira. Poderia ser um uso mais voltado para a orientação do usuário ou algo relacionado à intuitividade, como uma maneira de impulsionar as vendas.
Rivais querem alternativa ao ChatGPT
Parece que todas as Big Techs estão interessadas em mergulhar na onda dos robôs de conversa humanizada. A OpenAI saiu na frente com o ChatGPT, ganhando o apoio financeiro da Microsoft, mas o Google e outras companhias também já estão prestes a lançar suas soluções.
O Google, inclusive, apresentou nesta semana o Bard, a sua solução que oferecerá respostas para dúvidas dos usuários. Entretanto, a tecnologia cometeu uma "gafe" e cometeu um erro logo em sua demonstração.
Já a Microsoft conseguiu implementar uma versão derivada do ChatGPT no serviço de buscas Bing nesta semana. A IA geradora de texto é considerada particularmente útil para pesquisa, onde pode fornecer respostas detalhadas para perguntas muito específicas.
Uma gigante como a Alibaba não poderia ficar de fora dessa moda, principalmente porque outra gigante chinesa, Baidu, já planeja lançar o Ernie Bot. A solução de ambos deve ser voltada para o mercado chinês, um dos maiores do planeta, mas também poderá ser expandida para outros países.
O conglomerado controlador do AliExpress entrega serviços baseados em comércio eletrônico, soluções business-to-business (B2B), pagamentos online, motor de busca e serviços de computação na nuvem.