Segundo autoridades, um tornado atingiu a cidade, deixando um rastro de devastação. Em uma área industrial, os telhados dos galpões foram arrancados. Folhas de metal, isolamento e outros materiais foram lançados a quilômetros de distância. Além disso, várias árvores foram arrancadas, e o transporte público, incluindo o sistema de trens, foi severamente afetado.
Por Redação, com DW - de Paderborn, NWR
A tempestade ‘Emmelinde’, que atingiu com força parte do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália (NWR) na sexta-feira, ainda deixa um rastro de feridos e provocando milhões de euros em prejuízos. Em Paderborn, pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, "dez delas com gravidade", informou um porta-voz da polícia local, neste domingo.
Segundo autoridades, um tornado atingiu a cidade, deixando um rastro de devastação. Em uma área industrial, os telhados dos galpões foram arrancados. Folhas de metal, isolamento e outros materiais foram lançados a quilômetros de distância. Além disso, várias árvores foram arrancadas, e o transporte público, incluindo o sistema de trens, foi severamente afetado. A polícia pediu às pessoas que fiquem em casa.
A cidade vizinha de Lippstadt também foi atingida pelo tornado, que causou graves danos, disse um porta-voz do corpo de bombeiros. Vários telhados foram arrancados e árvores caíram sobre carros. Até a noite desta sexta-feira, não havia informação sobre feridos.
Bombeiros
Cerca de 120 pessoas ficaram presas em uma piscina pública, após árvores caídas bloquearem a saída. No distrito de Hellinghausen, o campanário da Igreja de São Clemente foi arrancado. Cerca de 200 a 300 bombeiros foram mobilizados. Aos poucos, a vida começa a voltar ao normal na Renânia do Norte-Vestfália. Em muitos locais, as aulas serão retomadas, nesta segunda-feira. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, no entanto, mantém o alertou sobre o risco de novas inundações, em áreas afetadas por chuvas fortes.
Na tarde de sexta-feira, o Serviço Meteorológico Alemão (DWD) emitiu um aviso oficial de mau tempo para NRW devido a fortes tempestades. Mais tarde, os meteorologistas estenderam o alerta a partes dos Estados da Renânia-Palatinado, da Turíngia, da Baviera, da Saxônia, da Saxônia-Anhalt, da Baixa Saxônia e de Baden-Württemberg.
A previsão do DWD sobre grandes volumes de chuva em curto espaço de tempo, foi confirmada na véspera. O clima, no entanto, já estava mais ameno neste domingo e os alemães puderam começar a contar os prejuízos causados pela tempestade.
No estado da Renânia-Palatinado, um homem de 38 anos morreu em um porão inundado. Ao entrar no local, ele sofreu um choque elétrico, caiu e provavelmente bateu a cabeça, disse a polícia, na noite passada.