Nas chegadas, o percentual de atrasos no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, é de 18,1%, o que significa que 36 voos excederam o horário programado.
Por Redação - de São Paulo
Pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos registra grande número de atrasos e cancelamentos de voos. Segundo balanço divulgado pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal, da 0h às 18h deste sábado, mais de um terço das decolagens (36,7%) saiu com atrasos superiores a 30 minutos, um total de 69 partidas afetadas.
Nas chegadas, o percentual de atrasos é de 18,1%, o que significa que 36 voos excederam o horário programado. Houve ainda 20 cancelamentos de aterrissagens e 16 de partidas. A concessionária afirma que o aeroporto está funcionando normalmente.
No entanto, as companhias ainda enfrentam problemas para regularizar os voos depois das fortes chuvas de quinta-feira.
Horário previsto
A empresa mais afetada é a Latam. Entre a 0h e às 15h, apenas 4 voos operados pela companhia saíram dentro do horário programado. Em 2 o atraso, entretanto foi menor do que 30 minutos. Tiveram atrasos entre uma e meia hora, 26 dos voos da companhia realizados hoje em Guarulhos, 16 ficaram até duas horas fora do horário previsto e um ultrapassou as duas horas de atraso.
A reportagem do Correio do Brasil encaminhou seus questionamentos à Latam mas não obteve resposta, até o fechamento dessa matéria.
Já no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, de acordo com balanço da assessoria de imprensa, dos 135 voos realizados na manhã deste sábado, foram registrados 14 atrasos, nove voos foram cancelados, quatro com destino a Brasília e outros cinco saindo da capital federal.
A maioria devido a problemas em São Paulo. O mau tempo em Porto Seguro e Porto Alegre também gerou atrasos na capital.
Celular
Em nota, a assessoria diz que, com o início da alta temporada de verão, o fluxo de passageiros está maior e os impactos causados em outros aeroportos se reflem também em Brasília. O terminal brasiliense é um dos principais centros de conexão do país e o terceiro mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas dos terminais paulistas.
A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto, recomenda que os passageiros entrem em contato com a a companhia aérea para saber sobre o status do voo. A administradora ainda lembra que é importante chegar com pelo menos 1h30 de antecedência para embarques em voos nacionais e 2h30 para voos internacionais.
A concessionária aconselha também o uso do celular ou dos totens de autoatendimento para agilizar o procedimento de check-in, bem como estar sempre atento às bagagens de mão. Para acelerar o procedimento de raio-x, o passageiro precisa estar ciente dos objetos proibidos nas áreas de embarque e separar objetos de metal e laptops para a inspeção.
Clima
As chuvas de quinta-feira em vários pontos da capital paulista deixaram a cidade em estado de atenção. Houve ao menos 14 pontos de alagamentos e 67 quedas de árvores, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira, dos 509 voos, 216 tiveram atrasos de mais de 30 minutos. Pelo menos 32 voos foram cancelados.
Segundo a autoridade aeroviária, em nota, “o procedimento é feito em condições meteorológicas favoráveis, com impacto positivo para a operação do Aeroporto”.
“Em situações de visibilidade reduzida, como é o caso de chuva forte, não é possível fazer o procedimento de pouso e decolagem simultânea”, concluiu.