O setor automotivo será um dos mais beneficiados pelo tratado, com a eliminação da alíquota para importar veículos de alto padrão. Ainda assim, a indústria automotiva ganhou um tratamento especial no acordo.
Por Redação – de Roma
Os preços dos carros de luxo tendem ficar até 35% menores para importação após a assinatura definitiva do acordo de livre comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul, em trâmite agora nas casas parlamentares dos dois blocos. Uma Ferrari 296 GTB modelo 2025, por exemplo, poderá chegar a R$ 3,15 milhões na venda ao consumidor, R$ 1,5 milhão mais em conta do que seu preço atual, de acordo com a Tabela Fipe.

O setor automotivo será um dos mais beneficiados pelo tratado, com a eliminação da alíquota para importar veículos de alto padrão. Ainda assim, a indústria automotiva ganhou um tratamento especial no acordo. Atualmente, a tarifa de importação aplicada é de 35% pelo bloco sul-americano sobre carros importados, a maior para produtos industriais.
Mercado
A eliminação gradual das tarifas no Mercosul para automóveis fabricados na UE ocorrerá em apenas 15 anos, o período mais longo entre todas as categorias de produtos. Marcus Vinicius de Freitas, professor da China Foreign Affairs University, afirmou ao canal norte-americano de TV CNN que setor de automóveis pode ver uma maior entrada de modelos mais caros no mercado brasileiro.
— Carros de alto padrão tem tributação elevada. Mesmo que haja montadoras no Brasil, muitos modelos ainda são fabricados fora do país. A mudança seria escalonada, não de uma hora para outra, mas é provável que haja uma queda de preço no médio prazo — afirmou Freitas.
Milad Kalume Neto, consultor do mercado automotivo e de mobilidade, afirma que o acordo faria com que os carros importados de luxo passassem a operar tributariamente iguais aos fabricados no país.