Rio de Janeiro, 08 de Novembro de 2024

Guarani Kaiowá

indigenas.jpeg
Guarani Kaiowá é baleado em atentado na Terra Indígena Panambi
15/07/2024, 13:42
O ataque ocorreu após a retomada de parte de seu território ancestral realizada na madrugada. Na mesma tarde, no tekoha Guayrakamby”i, no mesmo território, um indígena foi alvejado.

comunidade.jpeg
Funcionários de fazenda destroem barracos de comunidade Guarani Kaiowá
30/03/2023, 08:23
Segundo as lideranças, que por segurança falaram em anonimato, o objetivo dos ataques é retirá-los do local e preparar a terra para plantio de commodities por parte do arrendatário do fazendeiro Miguel Alexandre.

massacreindigenas.jpeg
Guarani Kaiowá denuncia ameaça de massacre em escola indígena
29/07/2022, 08:47
Conforme a Aty Guasu, as ameaças são direcionadas para uma instituição de ensino no interior da Terra (TI) Indígena Amambai, onde vivem 12 mil pessoas. Nos últimos meses, três Guarani Kaiowá foram assassinados a tiros enquanto tentavam retomar terras ancestrais, hoje ocupadas por fazendeiros. 
guarani-kaiowa.jpg
Genocídio sistemático da nação Guarani Kaiowá faz nova vítima
16/07/2022, 13:03
Segundo a Aty Guasu – a Grande Assembleia Guarani Kaiowá –, cinco indígenas da retomada foram chamados para fazer um trabalho de construção de muro na tarde desta quinta-feira. Chegando ao local, na beira da rodovia MS 386 e perto da onde fica a sede da Coamo Agrodindustrial Cooperativa, eles teriam percebido a emboscada.
indio.jpeg
MS: mais um indígena Guarani Kaiowá é assassinado em Amambai 
15/07/2022, 11:09
O assassinato de Márcio Moreira acontece três semanas depois do que ficou conhecido como Massacre de Gwapo’y, quando a polícia militar invadiu a área, feriu 15 pessoas e matou o indígena Vitor Fernandes.
indios.jpeg
Em estado movido pelo agro, indígenas guarani-kaiowá lutam por terras
01/07/2022, 09:22
Massacre de Guapoy é episódio mais recente em longo histórico de confrontos entre indígenas que aguardam demarcação e fazendeiros em Mato Grosso do Sul. Em meio a expansão agrícola, violência aumentou nos últimos anos.
violencia.jpeg
Polícia Militar despeja comunidade Guarani Kaiowá no MS
03/03/2022, 08:17
Bombas, gás lacrimogênio, spray de pimenta e balas de borracha foram usados pelo batalhão de choque da PM, deixando ao menos cinco pessoas feridas. Idosos passaram mal com gás lacrimogênio, segundo a comunidade.
1 de 1

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo