O que aconteceu?
No início de janeiro, o WhatsApp anunciou que as novas diretrizes em breve se aplicariam a todos os usuários. Os primeiros relatos da mídia foram seguidos de grande indignação. Muitos usuários mudaram para outros aplicativos de mensagem, como Telegram e similares. O WhatsApp lutou contra boatos que circulavam no Twitter e outras redes sociais. Também no aplicativo, a empresa apontou repetidamente que as conversas do App são privadas. Além disso, o WhatsApp adiou a introdução das novas regras originalmente planejadas para fevereiro em cerca de três meses, até 15 de maio.Sobre o que são as mudanças?
O WhatsApp repete continuamente que a atualização não fornece nenhuma transferência de dados adicional para o Facebook. Isso se aplica principalmente aos usuários do WhatsApp Business. Dentro do Bussiness, alguns dados de usuários do WhatsApp são captados pelo Facebook desde 2016, para fins publicitários ou para melhorar produtos. As mudanças atuais referem-se principalmente à criação de melhores maneiras de se comunicar com as empresas. O próprio WhatsApp enfatiza que a troca de mensagens com empresas é feita de forma diferente do que com familiares ou amigos. “Quando você se comunica com uma empresa por telefone, e-mail ou WhatsApp, ela pode usar as informações dessas interações com você para seus próprios fins de marketing. Isso também pode incluir publicidade no Facebook”, disse em uma explicação.De qualquer forma, quais dados o WhatsApp coleta?
De acordo com as diretrizes de proteção de dados, as seguintes informações do usuário são transmitidas ao Facebook:- Informações da conta do WhatsApp e número de telefone
- Dados de transações (na Índia, por exemplo, os usuários podem transferir dinheiro via WhatsApp)
- A rede de usuários
- Uso e informações de registro
- Informação de interação
- Informações do dispositivo móvel
- Informações relacionadas ao serviço
- Endereços IP
- Informação de status
- "Outras informações" coletadas com a permissão do usuário
- Informações fornecidas por terceiros sobre os usuários