A montadora sediada em Wolfsburg, no Estado alemão da Baixa Saxônia, enfrenta um momento de alguma relutância dos clientes em relação aos veículos elétricos na Europa e talvez nos Estados Unidos, disse Antlitz.
Por Redação, com Bloomberg - de Berlim
Terceira colocada no ranking mundial da corrida pela eletrificação dos veículos que produz, atrás da norte-americana Tesla e da chinesa BYD, a alemã Volkswagen decidiu adotar flexibilidade na maneira como gasta os recursos financeiros destinados a carros elétricos e a combustão, à medida que a adoção dos que são movidos a bateria desacelera em alguns mercados, disse o CFO, Arno Antlitz, em entrevista ao canal norte-americano de TV Bloomberg Television, nesta sexta-feira.
A montadora sediada em Wolfsburg, no Estado alemão da Baixa Saxônia, enfrenta um momento de alguma relutância dos clientes em relação aos veículos elétricos na Europa e talvez nos Estados Unidos, disse Antlitz.
A Tesla, do bilionário Elon Musk, chegou muito perto de superar, apenas com modelos elétricos, a marca premium da VW, a Audi, em entregas globais de veículos no ano passado.
— Nossa estratégia é bastante flexível e também oferece robustez e flexibilidade para o futuro — disse Antlitz.
Desempenho
Cerca de um terço de seus investimentos, ainda segundo o CFO, visa manter os modelos a combustão competitivos.
— Mas estamos totalmente convencidos de que o futuro será elétrico — adiantou.
A Volkswagen, maior empresa automotiva da Europa e uma das principais do mundo, está implementando cortes de custos para impulsionar os retornos em sua marca homônima que tem apresentado desempenho abaixo do esperado. Ao mesmo tempo, faz investimentos significativos para recuperar o impulso na China, onde marcas locais de veículos elétricos como a BYD, além da Tesla, têm se destacado.
Picapes
No mês passado, a Audi disse que está reduzindo o lançamento de veículos elétricos para evitar sobrecarregar fábricas e concessionárias em um momento de crescimento mais lento nas vendas de veículos elétricos. A marca conseguiu ficar à frente da Tesla nas entregas totais de veículos em 2023 graças a um aumento de 17% nas vendas.
Enquanto isso, a Volkswagen mira a América do Norte para reduzir a dependência da China. O sucesso nos EUA tem escapado da VW há muito tempo devido à falta de modelos de SUVs e picapes.
Em 2023, os veículos elétricos representaram 8,3% das entregas totais de veículos da Volkswagen, o que representou ficar no extremo inferior da faixa-alvo da empresa.