De acordo com Erdoglu, o veículo aéreo não tripulado pode "neutralizar dispositivos explosivos sem envolver pessoal de desminagem". Ele acrescentou que durante um teste o feixe de laser do Eren perfurou um buraco em uma chapa de aço de carbono de três milímetros a uma distância de 500 metros em 90 segundos.
Por Redação, com Sputnik - de Pequim
O país revelou um drone capaz de neutralizar bombas com um laser a distâncias de 100 metros e capaz de voar em altitudes de 3 mil metros.
A Turquia testou com sucesso o primeiro drone do mundo com armas de laser, segundo Aykut Erdogdu, político do país e oficial policial sênior.
– Foram feitos disparos com sucesso a distâncias de 500, 300 e 100 metros – disse na sexta-feira Erdogdu à agência turca Anadolu.
O drone, chamado Eren, foi desenvolvido para neutralizar à distância, por meio de um laser, bombas e explosivos, voando a uma altitude máxima de 3 mil metros.
Armas de laser
De acordo com Erdoglu, o veículo aéreo não tripulado pode "neutralizar dispositivos explosivos sem envolver pessoal de desminagem". Ele acrescentou que durante um teste o feixe de laser do Eren perfurou um buraco em uma chapa de aço de carbono de três milímetros a uma distância de 500 metros em 90 segundos, e que o drone levou somente dez segundos para fazer o mesmo a uma distância de 100 metros.
O Eren foi desenvolvido pelas empresas de defesa turcas Tubitak e Asisguard, e será usado pelas Forças Armadas da Turquia depois de serem completados todos os testes, escreve a Anadolu.