A operação ocorreu dias depois de o presidente Erdogan advertir que "limparia" um campo de refugiados no Iraque que, segundo ele, abriga separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Por Redação, com Sputnik - de Ancara/Damasco
A operação ocorreu dias depois de o presidente Erdogan advertir que "limparia" um campo de refugiados no Iraque que, segundo ele, abriga separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Campo de refugiados
No último sábado, a Turquia informou que suas forças realizaram um ataque contra o campo de refugiados de Makhmour, que abriga milhares de desalojados no norte do Iraque, matando ao menos três pessoas, segundo à agência inglesa de notícias Reuters. A operação ocorreu poucos dias depois de o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertir que seu país "limparia" este campo de refugiados, afirmando que o mesmo abriga separatistas curdos. – Não permitiremos que a organização traidora e separatista utilize Makhmour como um centro de incubação do terrorismo – declarou. [embed]https://youtu.be/ieK2h_PMTzE[/embed] O PKK, que busca a independência do Curdistão turco, luta contra o governo de Ancara desde 1984, em um conflito que já custou mais de 40 mil vidas. O movimento é considerado terrorista na Turquia, EUA e União Europeia.Defesas aéreas da Síria
Mídia estatal síria afirma que os sistemas de defesa aérea do país repeliram um ataque de mísseis israelenses sobre a capital Damasco.
A agência de notícias síria SANA afirma que os mísseis chegaram a Damasco a partir do espaço aéreo libanês, uma típica via de ataque para aeronaves israelenses. A mídia afirma ainda que quatro soldados sírios ficaram feridos.
– Os ataques aéreos também ocorreram no sul da província de Homs e na zona de fronteira entre Homs e Tartus – disse à agência AFP o chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos, Rami Abdul Rahman.
Não houve nenhum comentário imediato por parte dos militares israelenses. Se confirmado, este seria o primeiro ataque com mísseis em cerca de um mês. Em 5 maio, Israel realizou ataques na província síria de de Latakia, perto de uma base aérea russa.