Avenida Niemeyer, uma das principais da região, foi interditada em trecho.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil e do Ministério Público da Bahia no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio, provocou intenso tiroteio e deixou turistas “ilhados” na região, na manhã desta segunda-feira. Imagens do programa jornalístico Bom Dia Rio, da TV Globo, mostraram os visitantes aglomerados em uma parte alta do Morro Dois Irmãos.

Bandidos chegaram a incendiar uma caçamba de lixo em uma das subidas da região para tentar conter os agentes. Vídeos de moradores mostram ao menos três helicópteros sobrevoando o morro. A ação teve como objetivo prender o traficante Dada, procurado naquele estado, mas o bandido conseguiu fugir. Conforme o MP, Dada veio passar o fim de semana na cidade com a família e alugou uma casa no Vidigal.
Segundo o Rio Ônibus, sete linhas estão com seus itinerários desviados na região do Vidigal. São elas:
104 – São Conrado x Gentileza
109 – São Conrado x Gentileza
552 – Alvorada x Rio Sul
554 – Piabas x Rio Sul
557 – Rio das Pedras x Copacabana
2334 – Campo Grande x Castelo
2338 – Campo Grande x Castelo
Motoristas devem buscar rotas alternativas.
A Avenida Niemeyer foi totalmente interditada na altura da Passarela do Vidigal, na Zona Sul do Rio, informou o Centro de Operações da Prefeitura (COR). O desvio foi feito pela Autoestrada Lagoa-Barra, principal rota alternativa para ligação entre a Zona Sul e a Zona Sudoeste.
A via foi liberada por volta das 7h.
O Morro do Vidigal é um dos destinos mais procurados na cidade por turistas. Por conta de sua vista privilegiada, oferece atrações como o Mirante do Arvrão, a Trilha do Morro Dois Irmãos o Sitiê Parque Ecológico.
Zona Norte
Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realizam, na manhã desta segunda-feira, uma operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio.
Durante a ação, os policiais desmobilizaram uma central de monitoramento por câmeras instalada por traficantes para acompanhar a movimentação de viaturas e de pessoas que circulam na região.
De acordo com a corporação, os equipamentos estavam distribuídos em pontos estratégicos da comunidade. A estrutura incluía câmeras posicionadas em postes e acessos principais.
A comunidade é historicamente apontada como área de domínio do Comando Vermelho (CV), mas vem sendo alvo de disputas territoriais com o Terceiro Comando Puro (TCP).
Nos últimos anos, confrontos entre as duas facções têm provocado períodos de tensão. Moradores relatam que, em momentos de acirramento da disputa, a rotina é impactada por confrontos armados e fechamento de acessos.