A intensa onda de calor que atinge a Itália há mais de uma semana e que já foi associada a várias mortes deve continuar sem tréguas.
Por Redação, com ANSA – de Roma
Duas pessoas morreram nesta quarta-feira na Sardenha, ilha do sul da Itália, devido às altas temperaturas do verão europeu, que na região têm superado os 40°C nos últimos dias.

Em Budoni, um turista italiano de 75 anos, originário de Terni, na Úmbria, passou mal, vindo a falecer antes mesmo da chegada dos socorristas.
O mesmo aconteceu na cidade de San Teodoro, onde um outro visitante, que curtia a praia em Lu Impostu, também se sentiu mal com o calor e entrou em óbito de forma repentina. O homem, natural de Treviso, no Vêneto, tinha 57 anos.
A intensa onda de calor que atinge a Itália há mais de uma semana e que já foi associada a várias mortes deve continuar sem tréguas nesta quarta, com o número de cidades em alerta vermelho subindo de 17 para 18.
Nos municípios nessas condições, segundo o Ministério da Saúde, o calor é tão intenso que representa uma ameaça até para pessoas saudáveis, não apenas para grupos vulneráveis, como doentes e idosos.
As cidades em alerta vermelho hoje são: Ancona, Bolonha, Bolzano, Brescia, Campobasso, Florença, Frosinone, Gênova, Latina, Milão, Palermo, Perugia, Rieti, Roma, Turim, Trieste, Verona e Viterbo.
Centro de Roma vê ‘boom’ de turistas com Airbnb
procura por aluguéis de temporada no centro de Roma, capital na Itália, cresceu 19,4% entre 2019 e 2024.
Como consequência, o fluxo gerou quase 1,4 milhão de residentes passageiros no mesmo período na região, superando em 60 vezes a população da zona histórica da “cidade eterna”.
É o que revela a pesquisa “Além do Jubileu – Qual futuro para o centro histórico de Roma”, acrescentando que a área também sofreu um ligeiro aumento no número de habitantes permanentes (+2,5%), que chegou a 23,1 mil moradores em 2023.
Segundo dados do Conselho Bilateral de Turismo do Lazio (Ebtl), em 2024, Roma registrou 22,2 milhões de turistas, com 51,4 milhões de pernoites (10,5% a mais em relação a 2019).