Trump ainda recomendou que “aqueles que financiam o Antifa sejam investigados minuciosamente, de acordo com os mais altos padrões legais”.
Por Redação, com ANSA – de Washington
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira que estava classificando o movimento Antifa, grupo antifascista de extrema esquerda, como uma “grande organização terrorista”.

Em publicação em sua rede social, o republicano destacou que o movimento antifascista é “um desastre doentio, perigoso e radical da esquerda”.
Trump ainda recomendou que “aqueles que financiam o Antifa sejam investigados minuciosamente, de acordo com os mais altos padrões legais”. Entretanto, não ficou claro qual o peso legal da medida.
Charlie Kirk
O anúncio chega após o assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk, no último dia 10 de setembro, durante um evento com estudantes em Utah. Na ocasião, o presidente dos EUA responsabilizou a esquerda radical pela violência política em seu país.
De acordo com especialistas citados pela imprensa local, o Antifa é um movimento ideológico pouco organizado, sem uma estrutura de liderança ou hierarquia clara.
O grupo, porém, ganhou destaque no primeiro mandato de Trump, em meio às mobilizações de 2020 contra a morte de George Floyd, homem negro que morreu asfixiado após ter sido imobilizado por um policial, que se ajoelhou sobre o seu pescoço.