Siemens e Deutsche Bahn realizam teste de trem movido a hidrogênio. Primeira viagem com passageiros deve ocorrer em 2024. Ao longo de 30 anos, cada veículo economizará até 45 mil toneladas de emissões de CO2.
Por Redação, com DW - de Berlim
O Grupo Siemens e a companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn realizaram a primeira viagem experimental de seu trem de hidrogênio Mireo Plus H e testaram seu sistema de reabastecimento móvel. O trem trafegou nos trilhos do Centro de Teste e Validação da Siemens em Wegberg-Wildenrath, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. A Siemens comunicou na terça-feira que "o sistema completo de hidrogênio será usado no serviço regular de passageiros a partir de 2024 e substituirá o trem movido a diesel". No teste estiverem presentes os presidentes executivos da Siemens, Roland Busch, e da Deutsche Bahn, Richard Lutz, assim como o secretário de Estado do Ministério dos Transportes alemão, Hartmut Höpper. Os trens movidos a hidrogênio utilizam uma tecnologia de propulsão significativamente ecológica, pois emitem apenas vapor d'água. O reabastecimento é feito por meio de uma estação móvel de armazenamento de hidrogênio. A tecnologia promete trazer uma contribuição significativa para a eliminação do combustível diesel, sendo a expectativa de que essa forma de propulsão substitua num futuro próximo todos os trens movidos a diesel no transporte regional. A sucursal de mobilidade do Grupo Siemens, Siemens Mobility, e a Deutsche Bahn apresentaram publicamente o projeto H2goesRail em novembro de 2020. "O novo trem Mireo Plus H não emite nada além de água. Tem um alcance de cerca de 800 quilômetros, pode trafegar a até 160 quilômetros por hora e ser reabastecido rapidamente", afirmou Busch.