Em termos práticos, essa opção facilitaria a produção de conteúdos, já que não seria necessário contratar o influenciador, reservar um estúdio, editar o material e depois enviá-lo para a plataforma.
Por Redação, com Canaltech - de Pequim
O TikTok explora outra modalidade de anúncios, dessa vez envolvendo influenciadores virtuais criados por inteligência artificial generativa, é o que conta o portal The Information em uma reportagem na quinta-feira. Apesar do experimento, ainda não há previsão de lançamento do novo recurso na plataforma de vídeos.
A reportagem se baseia em pessoas a par do assunto que não foram identificadas. Segundo o site, a ferramenta utiliza IA para gerar vídeos com um influenciador digital para anúncios e, para isso, bastaria digitar um prompt ereceber o script e o vídeo prontos.
Em termos práticos, essa opção facilitaria a produção de conteúdos, já que não seria necessário contratar o influenciador, reservar um estúdio, editar o material e depois enviá-lo para a plataforma. No lugar, os anunciantes só teriam que montar o vídeo dentro da própria rede social, sem envolver muitas pessoas e depender de muitas etapas no processo.
Outra vantagem para os anunciantes pode girar em torno do custo. A depender da taxa cobrada pela ByteDance, dona do TikTok, a produção de anúncios com inteligência artificial tende a ser menos custosa do que os "métodos tradicionais".
Ainda sem previsão
Contudo, tudo isso não passa de um experimento, que pode nem chegar a sair do papel. O The Information aponta que a plataforma não atraiu muito a atenção do público em comparação com os influenciadores de fato, mas sem indicar os motivos.
Apesar de a ByteDance demonstrar interesse nesse tipo de tecnologia, ainda não está claro qual seria o impacto de fato da ferramenta no TikTok. Especialmente ao considerar a recepção dos influenciadores que criam conteúdos para a plataforma, inclusive com o apoio dos programas de monetização da companhia.
A companhia não se manifestou sobre o assunto até o momento.