O abalo sísmico ocorreu às 11h15 (horário de Brasília), 73 quilômetros a nordeste de Misawa, cidade japonesa banhada pelo Pacífico Norte, e a 53,1 quilômetros de profundidade.
Por Redação, com ANSA – de Tóquio
Um terremoto de magnitude 7.6 na escala Richter foi registrado a cerca de 70 quilômetros da costa do Japão, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o que gerou um alerta de tsunami para a região.

O abalo sísmico ocorreu às 11h15 (horário de Brasília), 73 quilômetros a nordeste de Misawa, cidade japonesa banhada pelo Pacífico Norte, e a 53,1 quilômetros de profundidade.
Ainda não há notícias sobre eventuais danos provocados pelo terremoto no Japão, cuja agência meteorológica prevê ondas de até três metros de altura na costa central da ilha de Hokkaido e nas prefeituras de Aomori, onde fica Misawa, e Iwate.
Afeganistão
Ao menos 20 pessoas morreram e mais de 530 ficaram feridas devido ao mais recente terremoto que atingiu o Afeganistão no mês passado, informou o Ministério da Saúde do país. Há dois meses, outro abalo sísmico na nação fez milhares de vítimas.
Dessa vez, o tremor de magnitude 6.3 na escala Richter ocorreu no norte afegão a 28 quilômetros de profundidade, com epicentro próximo à cidade de Mazar-i-Sharif, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
– Com base nas informações mais de, 534 pessoas ficaram feridas e ao menos 20 morreram – disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman, a jornalistas.
Em 31 de agosto, um terremoto superficial de magnitude 6.0 no leste do Afeganistão matou mais de 2,2 mil pessoas.
O país está situado em uma zona de intensa atividade sísmica, sobretudo na cordilheira de Hindu Kush, na fronteira com o Paquistão, onde as placas tectônicas indiana e euroasiática se encontram.