Rio de Janeiro, 17 de Fevereiro de 2025

Temporais deixam cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

Arquivado em:
Quarta, 29 de Janeiro de 2025 às 13:57, por: CdB

Para as próximas horas, o tempo deve se manter instável, com previsão de chuvas com lento deslocamento e potencial para alagamentos.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

Toda a capital paulista está em estado de atenção para alagamentos por causa das chuvas que atingem a cidade desde a manhã desta quarta-feira. Segundo a Defesa Civil, o estado de atenção foi decretado às 10h55 e permanece em vigor até o momento. Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada na cidade até agora.

chuvas-4.jpg
Nenhuma ocorrência de maior gravidade foi registrada até agora

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), as chuvas vindas do interior continuam atuando de forma isolada na cidade, sendo mais fortes na Zona Sudeste e em parte da Zona Sul paulistana. O CGE alerta que há condição para transbordamentos, rajadas de vento e quedas de árvores na cidade.

Para as próximas horas, o tempo deve se manter instável, com previsão de chuvas com lento deslocamento e potencial para alagamentos.

São Paulo tem alerta para chuvas fortes

A  Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta na terça-feira para alagamentos, enchentes e deslizamentos m diversas regiões do estado por causa de chuvas fortes até o próximo domingo. De acordo com a previsão, as áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já foram registrados impactos como enchentes e deslizamentos.

As chuvas se deve à aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que começou a atuar no estado nesta quarta-feira. Com isso, o gabinete de crise voltado para as chuvas funcionará continuamente até domingo.

Alagamentos

O estado teve novamente registros de chuvas intensas no começo da tarde de de terça-feira, com destaque para as regiões de Bragança Paulista e Sorocaba e para o norte da região metropolitana da capital, em cidades como Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos. Houve registro de alagamentos.

Em Sorocaba houve registro de 70 milímetros (mm) de chuvas em três horas, o que motivou o uso da ferramenta CellBroadcast, de alerta para celulares em regiões afetadas por clima extremo.

Na capital paulista houve transbordamento do Rio Verde, em Itaquera, Zona Leste. A região esteve em estado de atenção por duas horas, até as 15h35. Os maiores índices de precipitação foram entre 37mm e 41mm, afetando as Zonas Norte e Leste da cidade.

O Instituto Nacional de Meteorologia estendeu alerta para chuvas intensas em todo o centro-oeste e sudeste, além de trechos do nordeste e norte do país. Menos intenso que o aviso em voga até hoje, destaca risco de “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”.

Capacitação

O Ministério das cidades lançou nesta semana edital de curso de formação e multiplicação voltado para municípios com mais de 100 mil habitantes, considerados vulneráveis ao clima extremo. O curso, Urgência Climática – Implementando soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis, tem inscrições abertas até 14 de fevereiro e será ministrado entre abril e junho deste ano.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo