Rio de Janeiro, 02 de Outubro de 2026

Temporais colocam Rio de Janeiro sob alerta de perigo

Frente fria e áreas de instabilidade podem provocar chuva de até 100 mm por dia, ventos de 100 km/h e granizo; regiões serranas fluminenses estão entre os pontos de atenção.

Sexta, 02 de Outubro de 2026 às 12:18, por: CdB

Frente fria e áreas de instabilidade podem provocar chuva de até 100 mm por dia, ventos de 100 km/h e granizo; regiões serranas fluminenses estão entre os pontos de atenção.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A formação de um ciclone no oceano e a organização de uma frente fria aumentaram o risco de temporais no Sudeste nesta sexta-feira. O Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo estão sob alerta laranja de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de chuva intensa, rajadas de vento e possibilidade de granizo.

Rio e áreas do Sudeste entram em alerta para temporais

O aviso é válido da meia-noite até as 23h59 desta sexta-feira. Os volumes de precipitação podem chegar a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, enquanto os ventos podem atingir 100 km/h.

No Estado do Rio, a previsão exige atenção principalmente nas regiões serranas, onde a combinação de chuva intensa e relevo aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. A Região Metropolitana e outras áreas fluminenses também estão incluídas no alerta.

Na madrugada desta sexta-feira e ao longo de sábado, podem ocorrer chuvas fracas a moderadas de forma pontual. Os ventos, nesses períodos, devem variar entre fracos e moderados.

A mudança nas condições meteorológicas está associada à passagem de uma frente fria pela cidade. Nesta quinta-feira, o Alerta Rio já previa aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas isoladas acompanhadas de raios a partir da tarde.

Na quarta-feira, áreas de instabilidade relacionadas ao calor e à aproximação do sistema já haviam influenciado o tempo na capital. O Alerta Rio registrou máxima de 34,6°C na Vila Militar e informou que havia possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte, além de rajadas de vento.

O COR-Rio informou que poderá divulgar novos avisos caso haja alteração significativa no cenário meteorológico. As informações atualizadas podem ser acompanhadas nos canais oficiais do Centro de Operações.

Temporal

Diante da possibilidade de chuva intensa, a recomendação é permanecer em local seguro e evitar áreas sujeitas a alagamentos. A população não deve caminhar por ruas inundadas nem permanecer próxima às margens de rios e córregos. Motoristas também são orientados a não tentar atravessar pontos alagados.

Em regiões atendidas pelo sistema de sirenes, moradores devem seguir para os pontos de apoio indicados caso os equipamentos sejam acionados.

Atenção

Durante períodos de vento forte, a orientação é evitar permanecer debaixo de árvores, coberturas metálicas, andaimes, placas e estruturas que possam se desprender. Veículos não devem ser estacionados perto de torres de transmissão ou painéis de propaganda.

Dentro de casa, a recomendação é fechar portas, janelas, persianas e cortinas e retirar objetos soltos de áreas externas. Cabos ou redes elétricas que tenham caído não devem ser tocados.

O tempo instável ocorre depois de episódios recentes de ventania na cidade. Na quarta-feira, o COR-Rio já alertava que os próximos dias seriam marcados por instabilidade e possibilidade de novas pancadas de chuva.

Edições digital e impressa